Cidades de SC com ruas tomadas por enchente usam barcos para resgates e entrega de remédios; VÍDEO

Atendimento psicológico também é oferecido por telefone à população que teve seus bens inundados no Vale do Itajaí, região do estado mais afetada pelos temporais. Cidades tomadas por água de enchentes usam barcos para resgates e entrega de remédio
Tomadas pela água das enchentes, a cidades de Taió e Rio do Oeste, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, usam barcos e botes para o resgate de moradores e entrega de medicamentos aos ilhados. As ruas de ambas as cidades viraram rios (veja no vídeo acima).
O município de Taió, que decretou calamidade pública e sofre com a maior enchente da história, disponibilizou quatro pontos de distribuição de alimentos e auxílio para locomoção da população.
Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santa Catarina no WhatsApp.
Linhas telefônicas também foram oferecidas à população para atendimento psicológico, informou a prefeitura na manhã desta quinta-feira (12).
“Eu sei que algumas pessoas estão com ansiedade, então a gente está fazendo esse atendimento também”, disse a secretária de saúde do município, Rose Cristiane Hermes.
Entrega de medicamentos feita por bote em Taió aos moradores ilhados
Prefeitura de Taió
Veja como e onde fazer doações para os atingidos pelas fortes chuvas
SC tem 161 municípios em situação de emergência por causa das chuvas
Segundo o município, cerca de 300 moradores foram levados pelo Exército para uma estrutura em Pouso Redondo, a cerca de 20 km, para “facilitar a logística de mantimentos”.
As chuvas ainda são intensas na manhã desta quinta, informou o prefeito Horst Alexandre Purnhagen, em coletiva de imprensa, mas devem cessar à tarde.
“Não queremos falar em milímetros de chuva, até porque muitas vezes esses valores acabam não correspondendo”, disse.
Resgate de moradores
Em Rio do Oeste, famílias ainda são resgatadas das casas nesta quinta-feira. A água das ruas atinge a altura das janelas das residências.
Na cidade, onde uma morte ocorreu por consequência das chuvas, 326 pessoas de 97 famílias foram levadas a abrigos até esta manhã, de acordo com a prefeitura.
Situação de emergência
Em edição extraordinária do Diário Oficial nesta quinta, o governo estadual atualizou o número de cidades em situação de emergência: agora são 161 dos 295 municípios nessa condição, o equivalente a 54% das prefeituras.
A Defesa Civil alertou para a possibilidade de chuva forte, com enxurradas, alagamentos e deslizamentos de terra.
Confira a previsão do tempo para SC, com Douglas Márcio
Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santa Catarina no WhatsApp.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Adicionar aos favoritos o Link permanente.