Carioca volta de Israel no dia do aniversário e lembra tensão antes do embarque: ‘Sirene tocou no aeroporto’

Jandira Zeitoune estava a passeio na Terra Santa e veio no 2º voo da FAB, nesta quinta-feira (12). Segundo voo da FAB com brasileiros chega de Israel ao Rio de Janeiro
Uma carioca aposentada voltou da guerra em Israel no dia do aniversário. Jandira Zeitoune completou 73 anos nesta quinta-feira (12), quando retornou ao Rio de Janeiro no 2º voo da Força Aérea Brasileira (FAB). Ela contou que a viagem foi tensa: “A sirene tocou no aeroporto.”
Jandira estava em Israel a turismo, em um roteiro de quase 2 meses. No sábado (7), quando o Hamas deflagrou o ataque terrorista, a aposentada tinha ido ao Mar Morto.
“Por acaso, estava passeando no dia da guerra, sem saber que aquilo tudo era tão grande”, contou.
Jandira e o marido, que a recebeu no Galeão
Lucas Machado/GloboNews
‘Muito maior do que eu imaginava’
“Quando cheguei em casa, sábado à noite, tive que parar o carro e me esconder no meio das pilastras. Depois consegui uma vaga, subi os 3 lances e comecei a olhar no ‘Jornal Nacional’ de lá que a coisa era muito maior do que eu imaginava”, lembrou.
“Cada vez que toca a sirene, você tem que ir para o bunker. Mas o apartamento que eu aluguei não tinha bunker, então fui para a escada e descer 2 lances até esperar passar. Só escutava os mísseis.”
Jandira elogiou o trabalho de resgate. “Foi tudo muito organizado: a pulseira, as malas, o preenchimento de formulário, tudo muito correto, e fomos nos 3 ônibus para o aeroporto”, descreveu.
Susto no aeroporto
“Na hora de fazer o check-in das malas, tocou a sirene. Eu me joguei no chão imediatamente. Larguei malas, bolsa. Todo mundo deitou no chão. Tocou a segunda sirene. Mandaram todo mundo ir para o bunker. Comecei a chorar e agarrei minha amiga, porque por essa sensação eu não tinha passado”, narrou.
Para Jandira, o conflito está longe de terminar. “Essa guerra vai ser muito grande e vai demorar, no mínimo, uns 6 meses.”
Pets a bordo
A cachorrinha Leslie com a tutora, Kellen
Lucas Machado/GloboNews
Entre os 214 brasileiros que chegaram nesta quinta-feira (12) de Israel, fugindo da guerra com o Hamas, estão 4 pets, e um deles é a cadelinha Leslie.
“Foi muito tenso. A gente estava com medo de que ela não pudesse embarcar conosco. Ela faz parte da nossa família”, contou no Galeão Kellen Benites Nemetz, nutricionista materno-infantil que mora em Netanya.
“Graças a Deus deu tudo certo, e ela está aqui com a gente. Foi um voo supertranquilo. Ela ficou quietinha, dormiu o tempo todo!”, disse, aliviada.
Brasileira embarca com cachorro, em Tel Aviv, no segundo voo de repatriação organizado pelo governo
FAB/Governo Federal/Divulgação

Adicionar aos favoritos o Link permanente.