Terremoto de magnitude 6,3 deixa ao menos 15 mortos no oeste do Afeganistão

Relatório do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) aponta que “catástrofe seja potencialmente extensa”, com centenas de mortes. Pelo menos 15 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas após um terremoto de magnitude 6,3 que abalou o oeste do Afeganistão neste sábado (7). Segundo Mohammad Abdullah Jan, porta-voz da autoridade nacional para desastres do país, quatro aldeias no distrito de Zenda Jan, em Herat, sofreram o impacto do terremoto e dezenas de casas foram danificadas.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) indicou que o epicentro do terremoto se localizou 40 quilômetros a noroeste da maior cidade da região, Herat. Em seguida, foram registradas sete réplicas com magnitudes entre 4,6 e 6,3.
Em Herat, moradores e comerciantes fugiram dos edifícios por volta das 11h, horário local (03h30 em Brasília), quando os tremores começaram.
“Estávamos em nossos escritórios quando o prédio começou a tremer de repente e os revestimentos das paredes caíram. As paredes racharam e parte do prédio desabou”, disse Bashir Ahmad à AFP.
“Não consigo entrar em contato com minha família, as conexões e as redes não funcionam. Estou ansioso e com medo, tem sido assustador”, acrescentou.
O USGS indicou em um relatório preliminar que o número pode ser maior, com centenas de mortes. “É provável que haja um número significativo de vítimas e que a catástrofe seja potencialmente extensa”, afirmou o instituto.
O porta-voz da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres, Mullah Jan Sayeq, disse à AFP que “houve deslizamentos de terra em áreas rurais e montanhosas”.
Segundo ele, há cerca de 40 feridos em três províncias, segundo um balanço provisório.
Herat, 120 km ao leste da fronteira com o Irã, é a capital da província com o mesmo nome, onde vivem cerca de 1,9 milhão de pessoas, segundo dados do Banco Mundial de 2019.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.