Prefeitura de Sorocaba libera faixa do BRT para motos e vans e primeiro dia do novo sistema registra dois acidentes

Acidentes ocorreram nos bairros Vila Carvalho e Santa Cecília. Liberação foi anunciada na segunda-feira (2). Corpo de Bombeiros atende ocorrência de acidente em Sorocaba após liberação para motos da faixa que era exclusiva para o BRT
Reprodução/Internet
A Secretaria de Mobilidade da Prefeitura de Sorocaba (SP) liberou, a partir desta terça-feira (3), a faixa que era exclusiva ao BRT para motos e vans escolares. O primeiro dia do novo sistema registrou pelo menos dois acidentes nesse espaço.
O anúncio foi feito pelas redes sociais do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), na segunda-feira (2). No vídeo, Manga fala que ninguém será multado e pede para que veículos não estacionem na faixa, por conta do risco de acidentes.
Os dois acidentes ocorreram pelo manhã e as vítimas foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros. O primeiro aconteceu na Avenida Itatuvu, no bairro Santa Cecília. Um motociclista ficou ferido.
O segundo foi na Rua Comendador Oetterer, na Vila Carvalho. Imagens de uma câmera de segurança registraram a batida, quando uma motocicleta que transitava pela faixa do BRT foi fechada por outro veículo, que entrava no estacionamento de uma loja.
Câmera de segurança registra acidente em corredor do BRT, em Sorocaba (SP)
Internet/Reprodução
Renato Renato Campestrini, advogado especialista em trânsito, mobilidade e segurança viária, falou ao g1 sobre os principais pontos envolvendo a situação, que gerou polêmica na cidade, com pessoas defendendo e outras criticando a medida.
De acordo com ele, compartilhar a via não é uma prática adequada para este tipo de mobilidade. “Você pega moto para transitar na faixa do BRT, coloca veículos escolares, você tira muito do caráter de agilidade do sistema. Entretanto, a análise desses resultados, compete ao gestor do sistema”, diz.
Por fim, Renato comenta que faltou conscientização sobre o tema antes da implantação. Ele lembrou ainda que já há relatos de imprudência por parte dos motociclistas e que esse trabalho de conscientização precisa ser feito também para os pedestres. Ainda conforme ele, educação precisa caminhar com a fiscalização.
Beneficiados
Conforme a prefeitura, a primeira fase da liberação vai beneficiar 534 veículos que atuam no transporte escolar e que estão, além de 113.710 mil motocicletas que integram a frota da cidade, segundo dados atualizados em 2023 pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
A segunda fase abrangerá em torno de 300 taxistas regularizados e aproximadamente 2 mil motoristas por aplicativo.
A Prefeitura de Sorocaba não respondeu ao g1 se houveram estudos ou algum trabalho de conscientização para a implantação da mudança.
Em nota, a empresa que administra o BRT em Sorocaba afirmou que após apresentados, em reunião, os estudos técnicos da Prefeitura para o grupo técnico do BRT, “a medida está sendo colocada em prática em etapas e em fase de testes, com o acompanhamento de agentes de trânsito nos locais, para que haja toda segurança e os benefícios advindos à população”.
A empresa também garantiu que caso seja identificado, em algum momento, que a medida não tenha surtido os resultados esperados, a mesma será reavaliada. “Acreditamos que, juntos, seguiremos fazendo o melhor pelo transporte da cidade.”
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