Grupo musical pernambucano ‘Sagrama’ chega a Belém com show e oficina gratuitas

Turnê, que já percorreu diversas cidades do país, traz show, palestra e oficina de instrumentos percussivos com materiais recicláveis. Grupo pernambucano Sagrama
Reprodução
Nesta quarta-feira (27), Belém recebe o grupo musical pernambucano “Sagrama”, trazendo uma série de eventos musicais e culturais gratuitos, entre os dias 27 e 29 de setembro.
Desta vez, a turnê, que já percorreu diversas cidades do país, traz show, palestra e oficina de instrumentos percussivos com materiais recicláveis, todos com acesso gratuito ao público.
Nesta quarta (27), o grupo está oferecendo uma oficina para crianças e adolescentes entre 14h às 17h, na UsiPaz do Jurunas-Condor, numa parceria com a Secretaria Estratégica da Cidadania do Governo do Pará.
Na quinta-feira (28), o grupo vai oferecer uma atividade formativa com aula show, às 16h, no Teatro do SESI, direcionada a estudantes de música, alunos de escolas públicas e instituições que promovem a inclusão social através da cultura.
No dia 29, sexta-feira, um show aberto ao público, a partir dass 20h promete animar geral. Apresentando o repertório de quase 30 anos de trajetória musical do grupo e proporcionando uma noite de entretenimento e cultura.
O ingresso para o show é gratuito e pode ser adquirido mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado a uma instituição local.
SaGRAMA: Música e História
O Sagrama, formado por músicos que utilizam instrumentos acústicos para criar efeitos sonoros marcantes em suas composições, foi criado em 1995 no Conservatório Pernambucano de Música.
Idealizado pelo Professor e Flautista Sérgio Campelo, o grupo tem como missão explorar e valorizar a música pernambucana com base nas manifestações da cultura popular, mas com uma abordagem mais elaborada e erudita.
O sucesso do grupo foi rapidamente reconhecido, e três anos após sua fundação, foram convidados para gravar a trilha sonora original da microssérie “O AUTO DA COMPADECIDA”, escrita por Ariano Suassuna e exibida pela Rede Globo, com direção geral de Guel Arraes.
A versão cinematográfica também fez grande sucesso. Essa parceria com Ariano Suassuna e Guel Arraes estreitou-se ainda mais, resultando na gravação do primeiro clipe em 35mm, com assistência de direção de Lula Queiroga e produção da Luni Produções, através da Globo Filmes.
Além da rica trajetória musical, o grupo também se destacou na composição de trilhas sonoras originais para peças teatrais e filmes, incluindo “À ver estrelas…” de Adriana Falcão e João Falcão, e “O BRASIL IMPÉRIO NA TV” das diretoras Fátima Accetti e Cynthia Falcão.
O grupo também contribuiu com a trilha sonora original da peça teatral “Fernando e Isaura”, adaptada pelo diretor Carlos Carvalho, e participou ativamente no palco durante os três meses em que a peça esteve em cartaz.
A jornada musical do SaGRAMA também incluiu colaborações memoráveis com diversos artistas renomados, solidificando sua posição como uma das vozes mais importantes da música pernambucana.
Programação
27 de setembro – Oficina de instrumentos percussivos e ritmos nordestinos – Usina da Paz – Jurunas. Das 14h às 17h. Gratuito.
28 de setembro – Show Aula de Ritmos Nordestinos – Sessão especial às 16h, para alunos de música, pesquisadores e alunos da rede pública de ensino – Teatro do SESI – Gratuito. Informações : (91) 98134.7719.
Dia 29 de setembro – Show às 20h – Entrada gratuita – Retirada de ingresos na bilheteria do teatro e pela bilheteria digital do SESI.
Serviço
SAGRAMA – 25 anos de Timbres da Cultura Nordestina
Data: 29/09
Hora: às 20h
Local: Teatro do SESI.
Entrada Franca
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.