Tecnologia para área de construção civil auxilia a gestão de documentação

Liderar um projeto em construção civil é caótico em muitas partes, especialmente por conta de processos minuciosos que exigem a colaboração de diversos setores. Por conta disso, a gestão da documentação acaba sendo impactada e quando não é feita de forma eficaz cria uma reação em cadeia que prejudica todos os envolvidos no projeto. 

Para minimizar esse problema, a PlanRadar – plataforma digital austríaca para construção, gestão, manutenção e inspeção que permite o acompanhamento de projetos e a comunicação com equipes – anuncia novo recurso de gerenciamento de documentos.

A atualização tem como objetivo melhorar a organização, o controle de versões, a colaboração e a revisão de documentos. Isso permite que os usuários armazenem digitalmente todos os dados do projeto em pastas acessíveis, marquem plantas, compartilhem feedback e aprovações em documentos atualizados e comparem revisões de arquivos em tempo real.

Henrique Bragança, Country Manager da PlanRadar no Brasil, destaca os esforços da empresa para fornecer uma plataforma que atenda as necessidades dos projetos de construção civil.

“Embora seja simples em essência, o gerenciamento de documentos pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça com tantas partes e pessoas diferentes envolvidas. Esta atualização visa mudar isso, estabelecendo uma única fonte e garantindo uma supervisão clara dos projetos. Com isso, clientes que escolhem a PlanRadar passam a ter em uma única plataforma o que normalmente contratam em cinco ou mais sistemas diferentes: gestão de documentos, checklists, relatório diário de obras e delegação de atividades com marcação em plantas digitais ou modelos BIM, assistência técnica, gestão de ativos, manutenção e muito mais”. 

Tecnologia é aliada para integração eficiente na construção civil

O principal objetivo da plataforma é priorizar a eficiência do gerenciamento de projetos, possibilitando o agrupamento e o gerenciamento de dados entre as equipes de obras e de escritório. Dessa forma, facilitando a rastreabilidade, o planejamento e a documentação de aprovações, mantendo uma trilha de auditoria inviolável e uma visão clara de todas as aprovações durante o projeto, reduzem-se o risco potencial e o retrabalho, mantendo a documentação completa para proteção contra pleitos e sinistros. 

O gerenciamento centralizado economiza tempo e garante que os projetos estejam seguros e fáceis de encontrar, apoiando as atividades de conformidade.

Reconhecendo a constante evolução dos sistemas de software, a funcionalidade de Gestão de Documentos também foi desenvolvida pensando na interoperabilidade. O recurso foi criado para ser autônomo como sua própria solução de armazenamento e gerenciamento de documentos ou para integração com outros softwares. Documentos do OneDrive, Dropbox e Google Drive podem ser carregados diretamente na PlanRadar e as integrações permitem o compartilhamento automático de documentos com outros sistemas de software. 

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