Porto Alegre apresenta 129 ônibus novos neste sábado (13) e frota recebe adesivos de pontos cegos

porto-alegre-apresenta-129-onibus-novos-neste-sabado-(13)-e-frota-recebe-adesivos-de-pontos-cegos

Veículos possuem ar-condicionado e foram adquiridos entre 2022 e 2023

ADAMO BAZANI

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, apresenta na manhã deste sábado, 13 de maio de 2023, a frota de 129 novos ônibus comprados pelas concessionárias da cidade.

Todos os veículos possuem ar-condicionado e foram adquiridos entre 2022 e 2023.

A renovação da frota faz parte dos contratos com as viações e também visa atrair mais passageiros para o sistema.

A frota da capital gaúcha recebe também a partir deste sábado (13), adesivos que indicam as áreas de “ponto cego”, que são locais na lataria de difícil visualização pelo motorista por meio dos espelhos, devido ao grande porte dos ônibus.

Os adesivos indicam a pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas de carros as áreas da lataria do ônibus que se deve evitar de ficar perto, sempre que possível.

Durante o evento, será realizada uma ação com ciclistas para demonstrar estas áreas de pontos cegos.

OUTRAS CIDADES

Na Grande São Paulo, o uso de adesivos de pontos cegos tem sido ampliado, com mais sistemas aderindo à prática.

O problema é que pela pouca divulgação sobre o que significa esta sinalização, muitos pedestres, ciclistas e motociclistas acabam nem percebendo.

Na capital paulista, o uso é antigo.

Há veículos com adesivo de ponto cego também no Corredor ABD (entre o ABC e a capital paulista) e nos sistemas municipais de Diadema e Guarulhos.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2023/03/20/empresas-de-onibus-colocam-adesivos-de-ponto-cego-mas-ciclistas-e-pedestres-ainda-nao-sabem-identificar-mortes-de-ciclistas-sobem-no-estado-de-sao-paulo/

Os ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e operados pela empresa NEXT Mobilidade fora do Corredor ABD estão recebendo a identificação também.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2023/03/22/onibus-comuns-intermunicipais-da-next-mobilidade-no-abc-comecam-a-receber-adesivos-de-alerta-de-pontos-cegos/

O Diário do Transporte mostrou que em novembro de 2022 a instalação dos adesivos de alerta de ponto cego virou lei na cidade de Piracicaba, interior paulista.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2022/11/22/nova-lei-preve-instalacao-de-adesivos-para-alertar-de-ponto-cego-em-onibus-do-transporte-publico-de-piracicaba-sp/

Em Fortaleza (CE), em parceria da Etufor com o Sindiônibus, em 2018, foi realizada a sinalização dos ônibus, utilizando um selo de alerta na identidade visual da frota que aponta a mensagem “O motorista pode não estar vendo você”.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Adicionar aos favoritos o Link permanente.