Pós-graduação em Informática Aplicada é opção para transição de carreira


Cursos propiciam formações em novas tecnologias para excelência profissional em diversas áreas das ciências exatas, como as Engenharias, Matemática, Física e afins. Profissões que utilizam a informática aplicada, como especialistas em inteligência artificial, estão em alta
Júlia Donato
Com forte embasamento científico para o exercício profissional e acadêmico, o Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) da Universidade de Fortaleza – instituição da Fundação Edson Queiroz – conta com atividades integradas de ensino e pesquisa multidisciplinar, trazendo diferentes oportunidades de qualificação para atuação no mercado profissional. Por ser um curso de alta importância e abrangência, em 2019, o PPGIA foi reformulado para atender aos alunos de diversas áreas das ciências exatas que estão buscando fazer uma transição de carreira, como as Engenharias, Matemática, Física e afins.
De acordo com Vládia Pinheiro, coordenadora do Programa e doutora em Ciências da Computação, o curso ampliou seu público-alvo para atender aos profissionais que buscam se profissionalizar principalmente nas áreas de ciência de dados e inteligência artificial. “A nossa pós-graduação também tem sido atrativa para pessoas que desejam fazer uma transição de carreira, se especializando uma das áreas de concentração do Programa e ampliando o próprio currículo e, consequentemente, as oportunidades de trabalho”, destaca.
Para quem busca a transição na carreira profissional, as funções que utilizam a informática aplicada, como especialistas em inteligência artificial, estão em alta: um estudo da empresa de recrutamento e consultoria britânica Michael Page, divulgado em junho deste ano, mostra que as contratações de profissionais desse setor cresceram 39% no primeiro quadrimestre de 2024, em relação à igual período de 2023. O estudo aponta ainda que a alta demanda pode ser explicada pelos salários atrativos. Entre os cargos mencionados na pesquisa estão especialista em cibersegurança de IA, engenheiro de automação inteligente e cientista de dados.
Com nota 5 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o maior entre os programas de pós-graduação na área de Ciência da Computação das universidades públicas e privadas do Ceará e das instituições privadas do Norte e Nordeste, atualmente o programa conta com três linhas de pesquisa: Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Engenharia de Sistemas e Computação Visual e Interação.
Vládia conta, ainda, que durante o programa, os alunos são incentivados a buscar soluções para problemas atuais e importantes da sociedade que envolvam empresas, órgãos governamentais e outras universidades e institutos de pesquisa. “O curso oferece aos discentes a oportunidade de se aprimorarem de forma técnica e científica que os permitam se adaptar de forma efetiva às novas exigências do mercado de acordo com as suas áreas de atuação”, explica.
Inscreva-se!
Com inscrições abertas até o dia 8 de julho, o Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada da Universidade de Fortaleza está recebendo as candidaturas para os cursos de mestrado e doutorado. As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, pelo e-mail [email protected], mediante preenchimento de formulário e pagamento da taxa de R$ 143,00.
A seleção contempla duas etapas. Os candidatos passarão pela análise de currículo e, posteriormente, entrevista individual, nos dias 15 e 16 de julho. O resultado será divulgado no dia 18 do mesmo mês e as aulas estão previstas para ter início no dia 5 de agosto.
Todas as informações estão disponíveis no Edital R. Nº 32/2024.
Mais sobre o PPGIA
O Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) tem como um dos principais objetivos contribuir para a melhoria da qualidade da prática e do ensino de informática no estado do Ceará e na região Nordeste como um todo. É por isso que o PPGIA atua na formação de mestres e doutores que possam contribuir com atividades de pesquisa de excelência, tanto no Brasil quanto no exterior, através de uma postura autônoma e espírito inovador. O Mestrado em Informática Aplicada tem 25 anos, tendo sido lançado em 1999; já o Doutorado possui 13 anos, lançado em 2011.
Serviço
Seleção para Mestrado e Doutorado em Informática Aplicada
Inscrições abertas até 8 de julho de 2024
+ Formulário
+ Edital Nº 32/2024
Mais informações: [email protected] | 3477-3219

The post Pós-graduação em Informática Aplicada é opção para transição de carreira first appeared on Jornal Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.