Você já visitou algum museu no Circuito das Águas?

História, cultura e tradição resgatadas por meio de acervos exclusivos
Crédito: Divulgação
Conhecer a história e a cultura de uma região é sem dúvida uma experiência diferenciada, quando estamos em busca de um passeio agradável em locais especiais.
No Circuito das Águas de MG temos diversos atrativos, uma rede hoteleira preparada para te receber bem, um povo acolhedor em cada uma das 14 cidades que compõe a região e muita história para contar.
E pensando nisso, vamos mostrar algumas das opções que te farão voltar no tempo e reviver um pouco de nossa história: estamos falando das visitas aos museus situados no Circuito das Águas. Você vai certamente encontrar um pouco de tudo: arte, história, ciências naturais, antropologia e toda a riqueza existente neste Circuito.
Cada um deles proporcionando uma experiência diferenciada, levando conhecimentos, informações, cultura e valorizando o lugar no qual estão inseridos.

Campanha
Museu Vital Brazil
É um lugar que respira história e ciência, localizado em Campanha, porta de entrada do Circuito das Águas, ponto de visita obrigatório para visitantes do Brasil e do exterior. Instalado na casa onde nasceu o renomado cientista Vital Brazil (descobridor do soro antiofídico), hoje abriga um acervo valioso do Cientista.
Endereço: Rua Vital Brasil, 50 – Centro
Funcionamento: Segunda a sábado das 9h às 12h e 13h às 16h
Caxambu

Crédito: Divulgação
Museu Histórico e Genealógico
Construído em 1896, com a função de abrigar as caixas d’água que abasteceram por décadas a cidade, foi erguido com uma base em pedra, em todo o seu perímetro, e transformado em museu em 1970. Sua arquitetura é eclética com uma mistura de estilos da arquitetura clássica, gótica, barroca e neoclássica. Aqui você encontra o maior acervo composto por objetos históricos, de armaria, antropologia, alfaiataria e botânica, além de peças de cerâmica, máscara mortuária de Carmem Miranda, pinturas e fotos.
Endereço: Rua José Carlos Levenhagem de Mello, 78 – Centro
Funcionamento: Terça a sábado das 9h às 17h / Domingo das 9h às 12h
Cruzília

Crédito: Divulgação
Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador
No local o visitante terá um percurso museológico por meio de acervo, vídeos e textos, onde poderá conhecer o desenvolvimento da raça no Brasil. O Museu é uma realização da Fundação Barão de Alfenas, fundada em 2006 para tornar realidade um sonho compartilhado entre os criadores da raça e da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador, em parceria com o Instituto Cultural Flávio Gutierrez.
Endereço: Praça Capitão Maciel, s/n – Centro
Funcionamento: Terça a Domingo das 10h às 17h e agendamento por e-mail [email protected]
Lambari

Crédito: Divulgação
Museu Dr. Américo Werneck
O museu comunitário/ ecomuseu conta a história das pessoas de Lambari e está localizado no Cassino do Lago. Criado em 1996, apresenta em seu acervo e ações a memória e o patrimônio das comunidades da bacia do Rio Lambari.
Endereço: Praça Edmundo Lins, 01 – Centro
Funcionamento: Visitas e pesquisas no acervo devem ser agendadas pelo e-mail [email protected]
Soledade de Minas

Crédito: Divulgação
Museu Ferroviário Soledade de Minas
Reinaugurado em 30 de dezembro de 2022, com parte do acervo da extinta RFFSA, que estava sob a responsabilidade do IPHAN e foi repassado à Prefeitura Municipal. É, de longe, o museu mais visitado no sul das Minas Gerais por conta dos usuários do “trem das águas”, um passeio turístico até a cidade de São Lourenço. Nele é possível ver peças da ferrovia extintas, como também a extinta rede ferroviária. É uma experiência de visita pela história.
Endereço: Rua Manoel Guimarães, 164 – Estação Ferroviária
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 7h às 11h e 12h às 17h
Sábado e Domingo entre 10h a 11h40 e 14h a 15h30
Três Corações

Crédito: Divulgação
Museu Terra do Rei
A Casa da Cultura Godofredo Rangel/Museu Terra do Rei Pelé apresenta um grande acervo sobre o “rei do futebol”, Edson Arantes do Nascimento, que ali nasceu. No local estão objetos, ilustrações, fotos, inclusive raridades como uma coleção de camisas do jogador e a réplica da Taça Jules Rimet, conquistada no tricampeonato de 1970.
Endereço: Praça Pelé, 45 – Centro
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 9h às 17h

The post Você já visitou algum museu no Circuito das Águas? first appeared on Jornal Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.