Safra de morangos anima produtores no noroeste do Paraná

Estado é o segundo maior produtor nacional; fruta é a segunda em valor no estado, atrás da laranja. Safra de morangos anima produtores no noroeste
Em uma propriedade em Rondon, no noroeste do estado, estão plantados 40 mil pés de morango, uma fruta típica do inverno. A família Borges é responsável pela produção. No pico da safra, pai, mãe e dois filhos colhem 6 mil toneladas da fruta por semana.
“A cada dois dias fazemos a colheita para o consumidor, o fruto não pode estar muito maduro. Para a indústria de polpa, ele tem que estar mais maduro, mais vermelho”, diz a produtora Cleonice Borges.
No ano passado, a família investiu na produção da seda, que acabou não dando certo. Foi então que eles buscaram uma nova cultura e viram no morango uma oportunidade de renda.
“Até então a gente não conhecia o morango, não tinha acesso, não comia. Um amigo deu início ao plantio e a gente quis buscar conhecimento com ele e demos início. A cultura do morango é [hoje] nosso carro-chefe”, relata.
Safra de morangos anima produtores no noroeste
Reprodução/RPC
Na região noroeste, a safra de morangos começa em julho e vai até outubro. É um período curto, mas que exige dedicação.
“Para dar início ao plantio do morango, a pessoa precisa ter uma pequena área, não precisa ser muito grande. E coragem para trabalhar, porque o morango exige cuidados. O pequeno produtor, que tem lá um pedacinho de terra, consegue plantar 5 mil, 10 mil pés de morango e, dando os devidos cuidados, consegue uma boa produção, uma boa colheita”, diz Cleonice.
O Paraná é o segundo maior produtor de morangos do Brasil, segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral). Por ano, são produzidas mais de 34 mil toneladas da fruta. Essa é a segunda maior produção frutífera mais rentável do estado, a primeira é a laranja.
“O morango se destacou nos últimos anos. Para se ter uma ideia, nós temos mil hectares de morango [no estado], que geram valor bruto de produção de mais de 300 milhões de reais”, diz Paulo Andrade, engenheiro agrônomo do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR).
Safra de morangos anima produtores no noroeste
Reprodução/RPC
Em 2012, a área plantada com a fruta no estado era de 615 hectares. O último levantamento do Deral, feito em 2021, mostra que essa área subiu para 1.020 hectares – um crescimento de 66%.
“Hoje, temos praticamente no ano inteiro uma oferta do produto de boa qualidade, bem aceito pelo consumidor além de ser um produto de alto valor agregado, não só pelos custos que ele tem em si, mas por ser um produto bem aceito pelo consumidor final”, afirma Andrade.
Vídeos mais assistidos no g1 PR:
.
Leia outras notícias do estado em g1 Paraná.
Participe da comunidade do g1 Paraná no WhatsApp e no Telegram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.