Chá de banana emagrece mesmo? Conheça os 5 benefícios dessa infusão

Apesar de não ter relação com o emagrecimento, chá de banana é repleto de benefícios – foto Freepik

 

De tempos em tempos surge uma solução milagrosa para o emagrecimento. Uma das atuais é o chá de banana com cravo.

Embora a bebida tenha propriedades benéficas para a saúde, a infusão da fruta com a especiaria não atua diretamente na perda de peso. Na verdade, segundo a nutricionista Júlia Bergmann, nenhum alimento emagrece ou engorda por si só.

“O processo de emagrecimento acontece por déficit calórico, ou seja, comer menos que a nossa necessidade. Além disso, envolve a reeducação alimentar como um todo, e não apenas a inclusão ou exclusão de um alimento”, explica a profissional.

Todavia, isso não impede que o chá de banana com cravo seja um excelente aliado na dieta. Além dos micronutrientes presentes na fruta e na especiaria, como potássio, magnésio e triptofano, a bebida pode ser usada como substituto de produtos mais calóricos.

“Pelo sabor doce e aromático dos dois ingredientes, o chá é uma ótima maneira de reduzir o consumo de bebidas açucaradas”, explica.

Embora não haja contraindicação — exceto para quem tem alguma restrição aos dois alimentos —, ela recomenda o consumo de, no máximo, três xícaras por dia.

Conheça a seguir 5 benefícios para a saúde do chá de banana com cravo:

Ajuda a regular o sono

A banana contém três micronutrientes principais: potássio, magnésio e triptofano. Todos eles são relacionados à promoção de uma melhor qualidade de sono.

Em especial o último, um aminoácido, atua diretamente na produção de hormônios indutores do sono, como a melatonina e a serotonina.

“O triptofano promove a sensação de bem-estar, prazer. Por isso, pessoas com ansiedade, compulsão alimentar e insônia se beneficiam muito em consumir banana”, explica a nutricionista.

Bom para a digestão

O cravo-da-índia, seja na forma crua ou em infusão, é responsável por auxiliar na digestão. A especiaria pode ativar enzimas que auxiliam no funcionamento do estômago e do intestino.

Com isso, ajuda a controlar sintomas como diarreia, flatulência e sensação de estômago cheio. Assim, é indicado para ser consumido após refeições pesadas.

Antioxidante

Alimentos naturais como frutas e especiarias costumam ter propriedades antioxidantes, ou seja, ajudam a combater a formação de radicais livres e prevenir envelhecimento precoce e problemas crônicos. O mesmo ocorre com a banana e o cravo.

No caso da fruta, a casca apresenta maior quantidade das substâncias deste tipo do que a polpa, portanto, é interessante incluí-la na hora de fazer a infusão.

Estudos laboratoriais defendem que a substância chamada eugenol, presente no cravo, é cinco vezes mais efetiva em impedir o efeito oxidativo causado por radicais livres do que a vitamina E.

Estudos de laboratório também vêm comprovando o efeito antimicrobiano do cravo. Em outras palavras, ele consegue ajudar a desacelerar o crescimento de bactérias e fungos no organismo.

Uma das pesquisas concluiu que o óleo essencial da especiaria é capaz de matar três tipos de bactérias, incluindo a E. coli, principal responsável por quadros de infecção alimentar.

Efeito antimicrobiano

“Ele ajuda na redução de dores, má digestão e até pensando em pessoas que sofrem com candidíase e micoses”, aponta Bergmann.

Protetor hepático

Pesquisas mostram que as substâncias presentes no cravo também são benéficas à saúde do fígado. Um estudo alimentou ratos que apresentavam quadro de gordura no órgão com misturas contendo óleo de cravo ou eugenol.

O resultado demonstrou melhora na função hepática, redução de inflamação e menor nível de estresse oxidativo.

Como fazer chá de banana com cravo?

Ingredientes:

2 bananas;
20 cravos-da-Índia;
700 ml de água filtrada.
Modo de preparo:

Insira os cravos-da-Índia na banana descascada. Leve à água, acresça pedaços de casca lavada e deixe ferver por 5 minutos. Após amornar, basta coar e consumir.

*Informações Globo Rural

O post Chá de banana emagrece mesmo? Conheça os 5 benefícios dessa infusão apareceu primeiro em Jornal da Franca.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.