Casarão histórico na Zona Sul tem exposição de livros raros, com exemplares do século 16 e relatos de navegantes

Obras de arte, jardim projetado pelo paisagista Burle Marx e vasta biblioteca com exemplares de mais de 500 anos podem ser visitados. Imagem de coleção exposta na Casa Museu Ema Klabin, em SP
João Lucas Martins
Além de um casarão histórico, com muitas obras de arte e um jardim projetado pelo paisagista Burle Marx, Ema Klabin deixou uma vasta biblioteca que pode ser visitada de quarta a domingo no Jardim Europa.
Até 15 de outubro, visitantes do espaço poderão ver detalhes de exemplares raros da coleção. Alguns, com mais de 500 anos.
É possível ver, por exemplo, um “livro de horas”, que traz orações adornadas com desenhos pintados à mão.
“A parte das ilustrações, mesmo no livro impresso, é toda colorida à mão, feita à mão, e isso era importante na época porque pouca gente era alfabetizada. Então as ilustrações coloridas chamavam a atenção e ajudavam na compreensão do texto”, explica o curador da Casa Museu Ema Klabin, Paulo Costa.
Livro antigo da coleção de Ema Klabin exposto em SP
João Lucas Martins
Outra peça com lugar de destaque na mostra “A Palavra Impressa” é a coleção de seis atlas que traziam, além dos mapas, registros das roupas usadas nos locais e de cidades.
“Esses livros são bastante confusos no sentido que são, muitas vezes, relatos diretos dos viajantes, mas com ilustrações feitas por outras pessoas que não saíram da Europa e, às vezes, o próprio relato é de alguém que nunca saiu do continente. Então tem uma visão meio fantasiosa, meio deturpada do que seria o ‘Novo Mundo’ ou regiões da África ou da Ásia. E a gente traz um pouco dessa visão, desse preconceito, até hoje. Por isso também a gente está aqui na exposição querendo reavaliar o quanto permanece com esse imaginário que foi criado lá no século XVI”, continua Paulo.
Serviço
Quando: de quarta a domingo, das 11h às 17h com permanência até às 18h
Quanto: entrada gratuita, com sugestão de contribuição voluntária
Onde: Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.