Compostagem: uma aliada à agricultura sustentável

Saiba mais sobre como a compostagem pode ser uma alternativa para diminuir os impactos negativos ao meio ambiente Compostagem: uma aliada à agricultura sustentável
Reprodução/Envato
Hoje, dia 28 de julho, é o Dia do Agricultor. E é impossível falar de agricultura sem exaltar o papel do setor para o desenvolvimento mundial. Afinal, ela é a atividade que garante a segurança alimentar de todos nós.
Mas quando entramos no tópico, também é preciso apontar a importância da construção de uma agricultura mais sustentável. Devido a alta demanda de produção, os impactos deste setor na natureza vem se tornando um grande problema que todos nós.
A sustentabilidade na agricultura preza por um cultivo mais preocupado com o meio ambiente, evitando desperdícios, diminuindo impactos negativos e entregando um produto de ainda mais qualidade. Conheça, a seguir, uma das possíveis aliadas nessa busca.
A compostagem na agricultura para melhorar os impactos ambientais
O agronegócio realiza, diariamente, uma alta produção de resíduos orgânicos e o adubo produzido através da compostagem, método que faz o reaproveitamento e valorização desses alimentos, é uma ótima alternativa para tornar a atividade agrícola mais sustentável.
Igor Oliveira, co-fundador da Composta+, fala sobre como a compostagem pode impactar positivamente a agricultura. Confira, a seguir, alguns dos benefícios:
Uso de fertilizante orgânico. O produto final da compostagem é um adubo rico em nutrientes e de alta qualidade, que pode ser utilizado para melhorar a saúde do solo, deixando-o mais fértil e mais nutritivo para as plantas.
Diminuição da dependência de químicos. Ao utilizar o excelente adubo orgânico, há uma melhoria na produtividade do solo com a redução na dependência de fertilizantes químicos sintéticos que podem ser prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana.
Preservação do solo. Ao reduzir o desperdício e a utilização de produtos químicos nocivos, é possível evitar a contaminação do solo e a erosão de áreas com baixa proteção aos agentes intempéries.
O rico adubo gerado na compostagem
O especialista explica que o motivo para o fertilizante orgânico produzido no processo de compostagem ser tão valioso é, justamente, porque é uma mistura rica em carbono para melhorar a absorção dos nutrientes pelo solo. Restos de alimentos, folhas, aparas de grama e outros resíduos orgânicos passam por uma ação biológica natural de decomposição, resultando no composto 100% natural.
Na Composta+, o método de compostagem utilizado é o termofílico, que conta com a ação de bactéria e fungos somada a altos níveis de calor. Igor explica quais são as etapas do processo que garantem um adubo nutritivo:
Durante a decomposição controlada, os microrganismos quebram a matéria orgânica em componentes mais simples, como nitrogênio, fósforo, potássio e outros.
As bactérias e fungos, presentes no processo, ajudam a estabilizar os nutrientes, tornando-os mais acessíveis para as plantas.
O calor do método termofílico, que pode chegar até 60°C, contribui para a destruição de patógenos e sementes de plantas invasoras.
Compostagem gera adubo rico em nutrientes
Divulgação/Composta+
Ao adicionar o composto ao solo, ele melhora sua estrutura e aumenta sua capacidade de retenção de água, mesmo com chuvas intensa. Além disso, estimula uma atividade microbiana por conter uma maior gama de microorganismos presentes no meio.
Vale lembrar, no entanto, que esse resultado é obtido somente a partir do método termofílico. A compostagem que utiliza minhocas, geralmente mais conhecida, produz outro tipo de composto. Conheça mais sobre as diferenças entre os processos.
Compostagem facilitada para empresas
A Composta+ é uma empresa especializada em facilitar o processo de compostagem para outras organizações e já conta com diversos cases de sucesso no setor da agricultura. Um deles é o Grupo Fertipar, fornecedor do agronegócio, que conta com o selo Composta+ desde novembro de 2021.
Enxergando desde o início uma forma de contribuir para uma agricultura sustentável, com a prática da compostagem dos resíduos orgânicos gerados no refeitório da empresa.
Saiba mais e faça parte desse movimento também!
Adicionar aos favoritos o Link permanente.