Paraná registra aumento de quase 35% de furtos e roubos de celulares, diz Anuário de Segurança Pública

Polícia destaca que pessoas precisam ficar atentas para não virarem vítimas de suspeitos. Casos de roubos de celulares aumentam 35% no Paraná
O número de furtos e roubos de celulares aumentou 34,8% em um ano no Paraná. O dado é do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Em média, 113 aparelhos foram furtados ou roubados por dia pelos suspeitos no estado.
Segundo o levantamento, foram 30.576 crimes em 2021 e 41.526 no ano passado, quase 11 mil a mais.
O Anuário de Segurança Pública também detalhou a estatística por tipo de ocorrência. Em 2022, foram 11.898 roubos e 29.628 furtos.
Para a polícia, criminosos aproveitam distração das pessoas para cometer crimes
Reprodução/RPC
De acordo com o delegado Marcelo Renk Chagas, da Delegacia de Furtos e Roubos de Curitiba, os suspeitos apostam na distração das pessoas para levar os aparelhos.
“É preciso cuidar e não deixar o celular na bolsa, ou no bolso de trás da calça. Às vezes, a pessoa coloca o aparelho em cima de um tablado, de uma mesa, facilitando furto ou até mesmo o roubo”.
A vendedora de pipoca Bernadete Bispo de Souza Vieira, que trabalha no centro de Ibiporã, norte do Paraná, foi uma das recentes vítimas deste tipo de crime.
Leia mais
Feto encontrado em garagem de prédio teria sido jogado de janela de apartamento, aponta delegado
Explosão em silo de cooperativa agroindustrial de Palotina deixa 4 mortos e 27 desaparecidos
O suspeito se passou por cliente e aproveitou a distração da trabalhadora, que deixou o celular perto dele enquanto preparava a pipoca.
“Eu chorei pelo o que tinha lá dentro (celular). Tinha lembranças lá dentro, então é…a gente fica até atordoado. Quando pus a pipoca aqui dentro, vi que o celular não estava mais aqui”.
Mais assistidos do g1 PR
Leia mais em g1 Paraná.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.