Na volta da Bélgica, Lula faz parada em Cabo Verde para encontro com presidente do país

Lula faz nesta quarta (19) primeira visita à África no terceiro mandato e deve se reunir com José Maria Neves. Encontro ocorrerá durante parada técnica na rota Bélgica-Brasília. Lula quer fechar acordo entre Mercosul e União Europeia ainda este ano
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visita nesta quarta-feira (19) a cidade de Praia, capital de Cabo Verde, onde terá um encontro com o presidente do país africano, José Maria Neves.
A primeira visita de Lula a um país africano no terceiro mandato ocorrerá durante uma parada técnica no retorno da viagem do petista à Bélgica. O presidente deverá ficar menos de duas horas em Praia.
Nos últimos dias, Lula cumpriu agenda em Bruxelas, capital belga. Ele participou de compromissos da cúpula de líderes da União Europeia e de países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
Antes de deixar a Bélgica, ele deve conceder uma entrevista na madrugada desta quarta (horário de Brasília). Na sequência, embarcará para Cabo Verde.
Segundo a prévia da agenda divulgada pelo Planalto, Lula deve:
chegar a Cabo Verde por volta das 11h (horário de Brasília)
ter encontro com Maria Neves no Aeroporto Internacional Nelson Mandela, em Praia
retomar a viagem ao Brasil por volta das 12h30 (horário de Brasília)
Brasil e Cabo Verde, que junto a mais sete países integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), têm histórico de cooperação em diversas áreas, entre as quais, educação.
Em maio deste ano, Lula recebeu no Palácio do Planalto o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, que é o chefe de governo do país. Na ocasião, disse que esteve 12 vezes na África nos dois mandatos anteriores e que pretende retomar a parceria com os países da região.
“A África voltará a ser uma prioridade para o Brasil, sobretudo o relacionamento com os países africanos lusófonos”, declarou.
Com a ida a Cabo Verde, Lula soma 15 países visitados em quase sete meses de governo:
Argentina (2 vezes)
Uruguai
Estados Unidos
China
Emirados Árabes
Portugal
Espanha
Reino Unido
Japão
Itália
Vaticano
França
Colômbia
Bélgica
Cabo Verde

Adicionar aos favoritos o Link permanente.