Globo Comunidade mostra iniciativas de incentivo à leitura na Zona Norte do Rio

A Biblioteca Casa Amarela, amplia horizontes para os moradores de Anchieta, na Zona Norte, através do empréstimo gratuito de livros. Bruno Black, autor, recebe escritores em sua casa para produzir obras. “Casa Amarela” amplia horizontes com empréstimo de livros em Anchieta
O Globo Comunidade deste domingo (17) mostrou hoje iniciativas de incentivo à leitura e cultura. Um deles, a Biblioteca Casa Amarela, amplia horizontes para os moradores de Anchieta, na Zona Norte, através do empréstimo gratuito de livros.
“Nosso objetivo principal foi mostrar as potências de Anchieta, e colocar Anchieta num lugar de destaque pelas coisas boas. A gente funciona de segunda a sábado, com empréstimo gratuito de livros, oficinas, projetos, tudo para que os moradores possam ter acesso à biblioteca”, disse Pedro Gerolimich, responsável pelo projeto.
O projeto Biblioteca Inflável, que circula por diversos bairros da Zona Norte, empresta livros que devem circular entre amigos, colegas e parentes como forma de incentivo à leitura.
O Pietro Melo, de 13 anos, contou que decidiu virar jornalista graças à biblioteca.
“Por meio da biblioteca, eu tive acesso a cultura, à leitura, pessoas importantes, conversar com o povo anchietense. A leitura transformou a mina vida”, pontou.
O autor Bruno Black também decidiu transformar a própria sala em um espaço de leitura e criação para jovens escritores periféricos. “Uma vez por mês, eu reúno escritores de dentro e de fora da comunidade. Nós ficamos cinco horas juntos, produzindo coisas”, explicou ele.

Torre verde na Rocinha
‘Torre Verde’ ensina alimentação saudável e sustentabilidade para crianças na Rocinha
Na Rocinha, um projeto de uma Torre Verde mistura sustentabilidade, alimentação, proteção ao meio ambiente e uso de energia limpa. Os principais beneficiados são os alunos de escolas públicas da região.
A torre tem 12 metros de altura e quatro andares, com temperos, legumes e verduras irrigados com água limpa e uso de placas solares para gerar energia. Os idealizadores dizem que essa é a primeira Torre Verde do Brasil.
Doceira ensina a fazer ovos de chocolate para a Páscoa

Adicionar aos favoritos o Link permanente.