Fortaleza é a capital que mais recebeu chuva de todo o Brasil nas últimas 24 horas, diz Inmet

fortaleza-e-a-capital-que-mais-recebeu-chuva-de-todo-o-brasil-nas-ultimas-24-horas,-diz-inmet


A chuva forte causou alagamentos em diversos pontos da capital cearense. O Ceará deve seguir com chuva em todas as regiões neste fim de semana. Chuva em Fortaleza.
Thiago Gadelha/SVM
Fortaleza foi a capital do país que mais recebeu chuvas nas últimas 24 horas, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Foram registrados 73,2 milímetros. Outra cidade do Ceará no ranking das 20 que mais receberam precipitações foi Quixadá, onde choveu 35 milímetros. (Veja tabela abaixo).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
A chuva forte causou alagamentos em diversos pontos da capital cearense. Além de encobrir as vias, a água invadiu casas, provocando diversos transtornos para famílias que vivem em áreas de risco.
Maiores precipitações registradas no país
Forte chuva alaga ruas e derruba árvores em Fortaleza
Previsão para fim de semana
O Ceará deve seguir com chuva em todas as regiões neste fim de semana (16 e 17 de março), conforme previsão do tempo da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
O céu deve variar de nublado a parcialmente nublado, com chuva isolada no Cariri e no sul das regiões da Jaguaribana e Sertão Central e Inhamuns; e com chuva nas demais regiões.
Para o sábado (16) a faixa litorânea, Maciço de Baturité, Ibiapaba e norte do Sertão Central e Inhamuns continuam com a previsão de apresentarem os maiores acumulados de chuva, com intensidade variando de moderada a forte durante a madrugada e manhã.
Já no Cariri, centro-sul das regiões da Jaguaribana e Sertão Central e Inhamuns, as chuvas deveram ser de forma isolada, variando de fraca a moderada intensidade.
As chuvas no centro-norte do estado devem ser favorecidas pelo posicionamento e atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas durante a quadra chuvosa no estado.
Os volumes também devem ser favorecido por áreas de instabilidade do leste do Nordeste brasileiro, efeitos de brisa (terrestre e marítima), assim como pela combinação de temperatura, umidade e relevo.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.