Bilionário australiano pretende criar réplica exata do ‘Titanic’

bilionario-australiano-pretende-criar-replica-exata-do-‘titanic’

Depois de acumular uma grande quantidade de dinheiro ao longo da vida, um bilionário australiano pode estar prestes a usar parte dessa fortuna para realizar um antigo desejo excêntrico: construir uma réplica do Titanic.
Clive Palmer, de 69 anos, tem um patrimônio estimado em cerca de US$ 4,2 bilhões (aproximadamente R$ 21 bilhões).
Há mais de dez anos ele vem dizendo que quer construir um navio idêntico ao que afundou em 1912.
Depois de não conseguir por duas vezes, Palmer anunciou nesta quarta-feira (13/03) que não desistiu da ideia e vai começar a fase de licitação do projeto.
O Titanic, na época o maior e mais luxuoso navio do mundo, afundou no Atlântico Norte depois de bater em um iceberg em sua primeira viagem, de Southampton, na Inglaterra, para Nova York, nos Estados Unidos.
O evento trágico causou a morte de mais de 1.500 pessoas das 2.224 que estavam a bordo, entre passageiros e tripulantes.
De acordo com a CNN, Palmer acrescenta cerca de meio bilhão de dólares ao seu patrimônio todos os anos, provenientes de royalties do mercado de mineração.
De lá para cá, porém, vários obstáculos atrasaram os planos do australiano, incluindo a pandemia de Covid-19.
Palmer é presidente da Blue Star Line, uma empresa de transporte marítimo de passageiros. Nos últimos anos, ele esteve envolvido em alguns processos judiciais, além de participar de campanhas políticas contra medidas de isolamento social e vacinação.
O plano para construir uma cópia do transatlântico foi ajustado para cumprir as regras atuais e agora está na etapa de licitação.
O australiano espera que a empresa responsável pela construção seja escolhida até o fim deste ano, e as obras devem começar ainda no início de 2025. À imprensa local, ele afirmou que provavelmente uma empresa europeia ganhará a licitação.
No relançamento do plano, a equipe de Palmer exibiu um vídeo que mostra como o navio será por dentro, com detalhes de cada sala. Um porta-voz disse que os futuros passageiros serão encorajados até a vestir roupas da época de 1900.
A réplica poderá acomodar 2.345 passageiros em 835 cabines distribuídas por nove decks.
Quase metade das cabines será destinada aos passageiros de primeira classe, semelhante à personagem Rose, interpretado por Kate Winslet no filme de 1997.
Da mesma forma, os passageiros de terceira classe, como Jack (Leonardo DiCaprio), terão acesso a uma sala de jantar compartilhada, como na viagem original.
Já as famosas chaminés que eram usadas para as caldeiras a vapor do navio serão apenas decorativas na nova versão.
Em entrevistas, a equipe de Palmer explicou que navio contará com tecnologias modernas, como navegação por radar com GPS, e botes salva-vidas suficientes para todos os passageiros.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.