Em um caminho poético que retrata a presença e a ausência da mãe, artista explora memórias em lançamento de livro-objeto

em-um-caminho-poetico-que-retrata-a-presenca-e-a-ausencia-da-mae,-artista-explora-memorias-em-lancamento-de-livro-objeto


Lançamento será neste sábado (16), na Vila Maristela, em Presidente Prudente (SP). Livro-objeto cria um elo de discussões e reflexões sobre relações familiares e laços afetivos
Divulgação
Ao imaginar a vida como um conjunto de emaranhados de histórias que se entrelaçam e formam belas memórias, ligadas por um fio invisível que une o presente ao eterno, lugares e grandes amores, a artista visual e educadora Carmo Malacrida explora o território poético que existe entre a presença e a ausência de sua mãe, com o livro “Corpo Incorpóreo: O Caminho de Minha Mãe”.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Artista visual, curadora, pesquisadora e educadora, Maria do Carmo Malacrida, de 62 anos e moradora de Presidente Prudente (SP), enxergou no formato de livro de artistas uma oportunidade de experimentar algo que, para ela, já acalentava havia muito tempo.
“Livro de artista é uma linguagem que ganhou força no cenário das artes visuais nos anos 1960. A maneira como o reconhecemos hoje revela um território poético de muitas possibilidades. Ele não tem um gênero literário definido, como um livro literal, ele é uma obra de arte em si, aberta a muitos afluentes e possibilidades. O meu o considero um livro-objeto”, explicou ela ao g1.
Livro-objeto de Carmo Malacrida explora memórias da presença e da ausência da mãe
Divulgação
Em uma narrativa única, na obra, a autora faz uma investigação de presença e ausência, tempo e memória do caminho que a mãe percorreu em vida.
“Em ‘Corpo Incorpóreo’, faço uma investigação de presença e ausência, tempo e memória do caminho que minha mãe, Genoveva Reginato Malacrida, percorreu em sua vivência , desde seu nascimento, quando respirou pela primeira vez, até o final de sua caminhada, quando respirou pela última vez”, afirmou a autora.
Assim como na canção “Minha Vida”, da cantora Rita Lee, que diz “Desenhos que a vida vai fazendo desbotam alguns, uns ficam iguais. Entre corações que tenho tatuados, de você me lembro mais. De você, não esqueço jamais”, Carmo conta uma narrativa que consiste em uma constelação de múltiplas linguagens para que se crie um elo de discussões e reflexões sobre relações familiares e laços afetivos.
“A narrativa do livro consiste em uma constelação de múltiplas linguagens com referências em escritas, documentos, fotos, datas, objetos, minhas memórias, e rastros de sua corpografia [marca deixada pelo corpo no espaço] dos últimos anos de sua existência”, pontuou ao g1.
Carmo Malacrida nasceu e foi criada na Vila Maristela, em Presidente Prudente (SP)
Divulgação
Através da obra, a artista deseja imortalizar a vivência humana.
“Em um processo longo e solitário, tracei a jornada de minha mãe em sua caminhada de 1934 a 2022. Muitas lembranças surgiram no caminho que, durante 60 anos, percorremos juntas entrelaçadas de afetos, amor, ensinamentos, cuidados partilhados e conflitos. Hoje sigo sem o seu corpo, mas com seu incorpóreo habitando e ecoando em meu coração”, detalhou Carmo.
“Bordando e costurando, eu pauso o tempo, refletindo sobre o passado, presente e futuro, a memória da alma da minha mãe me acompanha…”, complementou ao g1.
Livro foi montado manualmente, por meio de costura e bordado
Divulgação
Narrativa única 📖
Com 44 páginas e uma narrativa única, o exemplar é impresso em tecido canva e montado manualmente por Carmo, por meio de fazeres aprendidos com a mãe, como a costura e o bordado.
Conforme a artista, os exemplares do livro não estão à venda.
“Em meu projeto, consta que um múltiplo será doado à Pinacoteca Municipal Laert Bueno Junior, de nossa cidade [Presidente Prudente], e outros contribuirão como referência para estabelecer conexões de conhecimento nas oficinas experimentais, que darei para crianças envolvidas em projetos sociais assimilarem e expandirem experiências e vivências, com a arte contemporânea e o conceito da linguagem Livro de Artista, a fim de adquirirem repertório para a compreensão e fruição plena das artes visuais”, explicou Carmo.
“As oficinas trarão discussões sobre relações familiares e laços afetivos para 30 crianças da organização da sociedade civil SOS Criança, da qual sou voluntária, com idades de nove a 13 anos. Farei, também, a doação de um exemplar para a Biblioteca de Artes Visuais da Unesp [Universidade Estadual Paulista], mantida pela professora de História da Arte Paula Vermeersch”, completou ao g1.
Para a artista, a memória da mãe sempre a acompanha
Divulgação
Vida relacionada à arte 🎨
Carmo Malacrida, nasceu na Vila Maristela, em Presidente Prudente, e reside no bairro desde 1962.
Em 1984, formou-se em Artes Plásticas pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Já entre os anos de 1988 e 1990, cursou Desenho, Pintura e Artes Visuais na Escola Panamericana de Arte e Designer, em São Paulo (SP).
Em 2009, concluiu a pós-graduação em Arte Educação no campus da Unesp, em Presidente Prudente.
Foi sócia-proprietária de 1996 a 2023 do Spart Cultural, um espaço de cultura sem fins lucrativos em Presidente Prudente, que compartilhou saberes para a construção do pensamento e olhar crítico sobre as artes visuais contemporâneas.
Montado manualmente por Carmo, livro apresenta elementos como a costura e o bordado
Divulgação
Como educadora, atua desde 2002 no ateliê Gato Basquiat, que caminha como uma escola livre de arte, proporcionando encontros, experiências, vivências e investigações artísticas para turmas de crianças a partir de 4 anos de idade, em oficinas de arte em instituições públicas e privadas.
“Minha vida desde sempre está relacionada com as artes visuais. O meu curso de arte experimental para crianças fez 22 anos este mês”, pontuou ao g1.
Entre projetos recentes, Carmo é voluntária como arte educadora no projeto SOS Criança e educadora na ação cultural “Takeo Sawada: Semeando Arte Solidária”, proposta pela Pró-reitoria de Extensão Universitária e Cultura da Unesp, em parceria com o Ateliê Gato Basquiat e o SOS Criança.
Carmo também tem um e-book sobre a Semana de Arte Moderna, voltado para crianças e educadores, chamado “Gato Basquiat na Semana de 22”.
Livro-objeto cria um elo de discussões e reflexões sobre relações familiares e laços afetivos
Divulgação
Serviço
O livro será lançado neste sábado (16). Os convidados poderão ler e manusear o livro das 20h às 22h, em uma cafeteria na Praça Coronel Goulart, nº 165, localizada na Vila Maristela, em Presidente Prudente.
Montado manualmente por Carmo, livro apresenta elementos como a costura e o bordado
Divulgação
Montado manualmente por Carmo, livro apresenta elementos como a costura e o bordado
Divulgação
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.