Mais de 120 mil eleitores estão com o título cancelado em Sorocaba e Jundiaí; veja como regularizar

mais-de-120-mil-eleitores-estao-com-o-titulo-cancelado-em-sorocaba-e-jundiai;-veja-como-regularizar


O prazo para resolver pendências vai até 8 de maio. Para votar nas eleições 2024 não será obrigatório o cadastramento biométrico. Prazo para regularizar situação se encerra dia 8 de maio
Érico Andrade/g1
Quase 13% dos eleitores de Sorocaba e Jundiaí(SP) estão com os títulos cancelados, segundo dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) à pedido do g1. Em outubro deste ano, cidadãos de todo o Brasil vão às urnas para escolher os novos prefeitos e vereadores.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
De acordo com o TRE, Sorocaba tem 608.511 eleitores. Destes, 82.201 tiveram o título cancelado e 4.916, suspensos.
Em Jundiaí, dos 381.783 eleitores, 45.475 estão com o título cancelado e 2.392 tiveram o documento suspenso.
🤔 Mas por que isso acontece?
O cancelamento ou suspensão do título ocorre quando o eleitor não vota e nem justifica a ausência em três eleições consecutivas.
É uma punição automática que impede o exercício democrático do voto, além de o cidadão ser proibido de obter carteira de identidade e passaporte ou de se inscrever em concurso público, por exemplo.
✅ Como regularizar?
O eleitor que estiver com o título cancelado, deve fazer uma revisão de dados ou transferência – caso tenha mudado de domicílio – para regularizar a situação e votar nas Eleições 2024. O serviço pode ser feito pelo site.
Contudo, para o primeiro título é necessário que o eleitor compareça ao cartório eleitoral em até 30 dias para validação do pedido, com a coleta dos dados biométricos.
Para solicitar alistamento, revisão e transferência do título de eleitor, basta preencher os dados pessoais no site e anexar os documentos: frente e verso do documento de identificação, comprovante de residência e comprovante de quitação militar – para pessoas do gênero masculino -, além de fotografia segurando o documento oficial de identificação.
São mais de 127 mil eleitores com o título pendente em Sorocaba e Jundaí
Reprodução
Para atendimento presencial nos cartórios eleitorais e no Poupatempo, o eleitor deve agendar o serviço pelo link.
O prazo para resolver pendências vai até 8 de maio. Para votar nas eleições 2024 não será obrigatório o cadastramento biométrico.
Veja mais notícias no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.