Vídeo mostra briga entre guarda municipal e motorista em frente a escola no Rio

video-mostra-briga-entre-guarda-municipal-e-motorista-em-frente-a-escola-no-rio


O desentendimento entre eles começou depois da abordagem do guarda, que percebeu o carro parado de forma irregular na via. As imagens mostram um dos agentes empurrando o motorista, que se revolta e parte para brigar. A criança que estava dentro do veículo ficou apavorada. Guarda municipal e motorista brigam em frente a colégio no Rio
Um guarda municipal e um motorista foram filmados enquanto trocavam chutes e empurrões bem na frente de uma escola na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, nesta quarta-feira (13).
A confusão aconteceu nas proximidades da Escola Cambaúba, no Jardim Guanabara, durante o horário de entrada e saída dos alunos da unidade de ensino.
O vídeo mostra o motorista discutindo com um dos guardas municipais, que parece reclamar por conta do carro dele estar parado de forma irregular na via. Com o carro parado, o motorista dá a volta e abre a porta do passageiro, onde está uma criança com uniforme escolar. Nesse momento, um outro guarda chega na confusão e empurra o motorista.
A partir dai, o motorista e o guarda que chegou por último começam a trocar socos e empurrões.
Guarda municipal e motorista brigam em frente à escola no Rio
Arquivo pessoal
Pessoas da escola e pedestres tentam intervir, mas os dois seguem brigando. No vídeo, também é possível ver que a criança que estava no carro fica apavorada com a situação. O jovem é acolhido por pessoas da escola, que o retiram do tumulto.
O vídeo termina antes do desfecho da ocorrência. Contudo, o motorista foi detido e conduzido a 37ª DP, onde foi acusado de desacato.
O que dizem os citados
Em nota, a Guarda Municipal (GM-Rio) informou que os agentes flagraram um motorista estacionado irregularmente na via.
“De acordo com as equipes, o condutor reagiu mal a abordagem, desceu do veículo e fez ameaças e ainda xingou a equipe. (…) Com apoio de policiais militares do 17º Batalhão da Polícia Militar, o suspeito foi detido e levado para a 37ª Delegacia (Ilha do Governador), onde o caso foi registrado como desacato”.
A Guarda Municipal também informou que vai analisar as imagens para verificar se houve excesso dos guardas
Já a direção da Escola Modelar Cambaúba manifestou seu repúdio contra a abordagem realizada pelos agentes do município. Segundo a escola, existe um “aparente viés discriminatório dessas abordagens, uma vez que outras escolas em nossa área não parecem estar sujeitas ao mesmo nível de fiscalização intensiva e coercitiva”.
“A Escola Modelar Cambaúba, uma instituição comprometida com a segurança de seus alunos, está profundamente preocupada com as recentes ações da Guarda Municipal na região que envolve a nossa instituição. Temos testemunhado abordagens truculentas e uma comunicação agressiva por parte dos agentes da Guarda Municipal em relação ao trânsito na frente da nossa escola.
É com grande consternação que observamos o aparente viés discriminatório dessas abordagens, uma vez que outras escolas em nossa área não parecem estar sujeitas ao mesmo nível de fiscalização intensiva e coercitiva. Essa atitude vai ao encontro dos princípios constitucionais da isonomia e pessoalidade.
Entendemos a importância da fiscalização do trânsito para garantir a segurança de todos os envolvidos. No entanto, a abordagem atual da Guarda Municipal parece estar ultrapassando os limites da razoabilidade, eventualmente configurando um abuso de autoridade, resultando em uma quebra da harmonia e da confiança que são fundamentais para um ambiente escolar saudável.
Estamos prontos para colaborar com as autoridades competentes para encontrar soluções que promovam a segurança e o respeito mútuo em nossa comunidade. No entanto, instamos veementemente a Guarda Municipal a rever suas táticas e garantir que todas as abordagens sejam realizadas de maneira profissional, respeitosa e imparcial”, dizia a nota da escola na integra.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.