Sete passos para adotar hábitos saudáveis

sete-passos-para-adotar-habitos-saudaveis


‘Temos que fazer com que a mudança seja fácil, para aumentar as chances de nos mantermos no caminho certo’, diz BJ Fogg. Há algumas semanas, assisti a uma aula de BJ Fogg, professor da Universidade Stanford – onde dirige um laboratório que leva seu nome – sobre como incorporar hábitos saudáveis para alcançar uma longevidade ativa. Autor do livro “Tiny habits: the small changes that change everything” (“Hábitos minúsculos: as pequenas mudanças que mudam tudo”), ele é uma referência no chamado “behavior design”, isto é, na elaboração de um processo que leve a modificações no comportamento.
O professor de Stanford BJ Fogg: “o problema está em métodos de mudança de comportamento que dependem de altos níveis de motivação”
Divulgação
“Para início de conversa, aviso que as técnicas tradicionais estão erradas ou não funcionam. Não se culpe, porque você não é o problema. O problema está em métodos de mudança de comportamento que dependem de altos níveis de motivação”, dispara.
A técnica de Fogg se baseia num tripé: motivação, habilidade e o “prompt”, algo como o senso de urgência, o sentimento de estar pronto para realizar. Os três atributos se complementam para produzir a transformação desejada. Sabendo como a força de vontade oscila, ensina: “temos que fazer com que o novo hábito se torne fácil, para aumentar as chances de nos mantermos no caminho certo”.
“Se quero combater meu estresse, a primeira coisa é montar uma longa lista de tudo que pode funcionar: tirar uma soneca, tocar um instrumento, meditar, praticar ioga, levar o cão para passear, brincar com meu filho. Ao relacionar todas as opções, fica mais simples achar as ações que nos agradam. Em vez de precisar de altas doses de motivação, comecemos com o básico: algo que curtimos e que temos habilidade ou aptidão para realizar”, detalha.
Ele ainda sugere três tipos de ações que podem ser combinadas: a que se faz uma única vez, como jogar fora todos os pacotes de salgadinhos pouco saudáveis, que é o comportamento pontual (dot behavior); a que se repete por um período determinado, como ir de bicicleta para o trabalho por duas semanas seguidas (span behavior); e a permanente, como se exercitar diariamente, que é adotar uma nova conduta para sempre (path behavior).
Ao todo, o passo a passo que Fogg propõe consiste em sete etapas:
Deixe claro seu objetivo.
Explore as opções para atingi-lo.
Escolha o que tem mais chances de funcionar.
Comece com algo pequeno.
Dê início à mudança.
Celebre cada sucesso, mesmo que modesto.
Faça os ajustes necessários e vá expandindo sua ação.
No entanto, o professor alerta que é mais fácil desenvolver bons hábitos do que se livrar de comportamentos nocivos que estão arraigados, como beber em excesso: “nesse caso, trata-se de arrancar raízes profundas, é indispensável buscar ajuda profissional”.
Calculadora da atividade física: descubra se você se exercita o suficiente e de quanto precisa para cumprir sua meta
Saiba como funciona calculadora de atividade física do g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.