Conheça estrutura de subestação móvel que atenderá municípios do Amapá

conheca-estrutura-de-subestacao-movel-que-atendera-municipios-do-amapa

conheca-estrutura-de-subestacao-movel-que-atendera-municipios-do-amapa


CEA Equatorial informou que primeira operação ocorrerá em Santana durante manutenção em rede elétrica na próxima semana. Unidade pode fornecer energia elétrica para até 40 mil residências. Subestação pesa cerca de 72 toneladas
Rafael Aleixo/g1

O Amapá recebeu no último sábado (24) uma subestação móvel com capacidade para distribuir energia elétrica durante manutenções ou defeitos em transformadores. A unidade fica em cima de um caminhão de tração e vai começar a operar a partir desta próxima semana, no município de Santana.
A estrutura conta com equipamentos capazes de gerar 30 Megavolt-ampere (MVA) de potência, podendo operar em altas e médias tensões. A unidade pode atender aproximadamente 40 mil unidades consumidoras e pode ser controlada de forma remota.
AP recebe primeira subestação móvel de energia com capacidade para abastecer cerca de 40 mil residências
O gerente do Centro de Operações da CEA Equatorial no Amapá, Fabrício Oliveira, descreveu que foram investidos cerca de R$ 12 milhões na estrutura móvel que foi fabricada em Santa Catarina e viajou cerca de 4 mil quilômetros até o Amapá.
“Em caso de avarias em transformadores eu levaria em torno de 18h a 24h para normalizar o fornecimento. Com esse equipamento eu consigo reestabelecer esse fornecimento em no máximo 6h, ou seja, uma redução significativa de mais de 60% no tempo de restabelecimento em caso de uma interrupção”, explicou o gerente de operações.
A estrutura opera em alta tensão, em 138 mil e 69 mil volts, além de média tensão, com o rebaixamento para 13,8 mil 34,8 mil volts.
Controle remoto
Unidade opera em média e alta tensões
Rafael Aleixo/g1
O caminhão possui aproximadamente 72 toneladas e quase 25 metros de comprimento. Para alimentar os equipamentos que controlam o funcionamento da subestação móvel, não é necessária uma fonte externa de energia.
“Ela vem dotada de equipamentos que permitem a supervisão e o controle à distância pelo nosso Centro de Operações. Portanto consigo realizar operações de comando de abertura e fechamento desse equipamento à distância”, descreveu o gerente.
Veja componentes:
Transformador de força
Transformador de serviço auxiliar
Disjuntor de tensão: protege o transformador
Casa de controle
Para-raios e demais proteções
Caminhão de tração
Moto ventiladores: fazem o controle de temperatura
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.