Centenas de livros didáticos são encontrados dentro de casa no interior de Roraima

Livros de matemática, história, artes e outras disciplinas foram encontrados neste sábado (9) dentro de uma casa no município de Caracaraí. Secretária de Educação informou que o acervo não foi entregue pela atual gestão do Governo de Roraima. Livros didáticos de diversas disciplinas foram encontrados dentro de casa em Roraima.
Arquivo pessoal
Centenas de livros didáticos foram encontrados dentro de uma casa no município de Caracaraí, ao Sul de Roraima. Os materiais, de várias disciplinas, eram destinados ao ensino da Escola Estadual Presidente Castelo Branco e ainda estavam embalados.
Os livros foram encontrados neste sábado (8) pelo dono do imóvel, um idoso de 71 anos, que havia alugado a casa para um homem. Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Caracaraí.
Segundo o dono, o inquilino atrasou o aluguel e, por isso, o proprietário pediu que ele saísse da residência, em setembro de 2023.
Livros foram encontrados dentro de casa no município de Caracaraí, ao Sul de Roraima.
Arquivo pessoal
Ao ir no imóvel neste sábado, ele encontrou os livros guardados dentro de um quarto. Imagens mostram livros de diversas disciplinas, como espanhol, matemática, filosofia, sociologia, história, química, geografia e artes ainda embalados, com data de 2014, 2015 e 2016. São ao menos oito pilhas do material, que tem a etiqueta da escola estadual.
Junto do material ainda havia uma etiqueta com o nome da escola, do Fundo de Desenvolvimento da Educação (Fnde) e do Programa Nacional do Livro Didático, executado pelo Ministério da Educação (MEC). O ministério distribui obras didáticas e literárias as escolas públicas do país.
Etiqueta de livro de diático com nome da Escola Estadual Presidente Castelo Branco.
Arquivo pessoal
Procurada, a Secretaria de Educação e Desporto (Seed) informou que o acervo não pertence ao atual período letivo e não foi entregue pela atual gestão do Governo de Roraima. Disse ainda que a escola não recebeu os exemplares nos anos vigentes e que eles não fazem parte do atual programa educacional.
Além disso, a secretaria informou que determinou a retirada imediata dos livros do local. Eles devem ser destinados à escola e depois encaminhados para “a área educacional adequada”.
“A Secretaria reforça o compromisso com a transparência e qualidade na entrega dos livros didáticos. Exemplares novos foram distribuídos para escolas da rede estadual e serão utilizados pelos próximos 4 anos. Além disso, esclarece que todos os livros são entregues às escolas por meio dos Correios”, disse.
O g1 procurou a Polícia Civil para saber se o caso é investigado, e aguarda o retorno.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Acesse o canal do g1 Roraima no WhatsApp

Adicionar aos favoritos o Link permanente.