Ministério dos Povos Indígenas apresenta notícia-crime sobre morte de cacique Merong à Polícia Federal

ministerio-dos-povos-indigenas-apresenta-noticia-crime-sobre-morte-de-cacique-merong-a-policia-federal


Cacique Merong Kamakã Mangoió, líder da comunidade Kamakã Mongoió, em Brumadinho, foi encontrado morto na última segunda-feira (4). Cacique Merong Kamakã Mangoió
Reprodução
O Ministério dos Povos Indígenas (MPI) apresentou uma notícia-crime à Polícia Federal (PF) para que as circunstâncias da morte do cacique Merong Kamakã Mangoió sejam investigadas. O líder da comunidade Kamakã Mongoió, em Brumadinho, na Grande BH, foi encontrado morto na última segunda-feira (4).
Merong liderava a retomada das terras do povo Kamakã, que começou há cerca de três anos, quando famílias indígenas saíram das periferias de Belo Horizonte para ocupar uma área ambiental onde funcionava uma antiga fazenda. Atualmente, o terreno pertence à mineradora Vale.
Ainda nesta quinta-feira (7), a Advocacia Geral da União (AGU) foi acionada pelo ministério para ingressar com uma ação de reintegração de posse. De acordo com a pasta, o processo deve contribuir com a solução da disputa de terras e a preservação dos direitos indígenas.
O MPI também disse que a PF chegou a fazer uma segunda perícia no local da morte por precaução. No entanto, o laudo do Instituto Médico Legal (IML) está sendo elaborado pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).
A comunidade Kamakã é originária da Bahia e uma das seis etnias Pataxó Hã Hã Hãe. De acordo com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o cacique coordenava ações em defesa dos territórios de outros povos, como os Kaingáng, Xokleng e Guarani.
“O líder indígena nasceu em Contagem (MG) e, na infância, foi morar na Bahia. Para o cacique, a terra significava vida e espiritualidade, razão para defendê-la ao máximo e em qualquer circunstância”, disse a Funai em nota de pesar.
Quem era o cacique Merong Kamakã, encontrado morto em Brumadinho
Em nota, a mineradora Vale lamentou o falecimento do cacique e afirmou que busca uma “solução com a comunidade que preserve suas tradições, dentro da legalidade”.
LEIA TAMBÉM:
Cacique Merong Kamakã, líder indígena em Brumadinho, é encontrado morto
Quem era o cacique Merong Kamakã, encontrado morto em Brumadinho
Mineradora barra enterro do cacique Merong em terras sob disputa
‘Plantamos o fruto’: Cacique Merong é enterrado em meio a disputa de terra com mineradora
Os vídeos mais vistos do g1 Minas:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.