Por que Dragon Ball se tornou um ícone para gerações?

por-que-dragon-ball-se-tornou-um-icone-para-geracoes?

Por que Dragon Ball se tornou um ícone para gerações?André Mello

Dragon Ball é uma das criações mais importantes da história da cultura pop mundial — uma afirmação que não chega perto de ser um exagero. A sua influência em animes, filmes, música, moda, games e comportamento é comprovada há décadas, sendo uma das maiores exportações do Japão para o mundo.

  • Os 10 episódios mais marcantes de Dragon Ball Z
  • Dragon Ball Z e Kai: qual a diferença entre eles e onde assistir?

A morte do seu criador, Akira Toriyama, aos 68 anos, apenas reforça o quanto a história é influente, vide as milhares de reações ao redor do mundo, homenageando o mangaka. É inegável que a perda de Toriyama é sentida por milhões dos fãs de Dragon Ball, e também nos leva a pensar o que exatamente a história de Son Goku tem de tão especial para ter um impacto dessa proporção na cultura pop e como ele conseguiu fazer com que sua obra se tornasse imortal.

Atingindo a criança interior de todos

A resposta para o motivo pelo qual Dragon Ball conseguiu atingir tantas gerações de fãs ao redor do mundo pode ser respondida com um vídeo. Não é uma produção que mostra uma cena específica do anime que balançou todo mundo, apesar de existirem várias que se encaixam nessa descrição.

– Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia. –

O vídeo em questão faz parte do lançamento de Dragon Ball Z Kakarot, jogo da Bandai Namco que adapta praticamente todo o anime em uma aventura que mistura ação e RPG. O trailer tem pouquíssimas cenas do game, mas mostra um adulto voltando do trabalho e encontrando algumas crianças brincando na rua.

Chegando em casa, ele liga o game e, automaticamente, viaja no tempo pela sua infância e adolescência. Por um breve momento, ele volta a ser o moleque tentando virar Super Sayajin na frente do espelho, brincando de lutinha com amigos, conversando sobre os episódios, indo atrás do mangá. Algo que todo mundo que assistiu a Dragon Ball Z certamente vai se identificar.

Nem é preciso entender japonês ou de legendas para se emocionar com o vídeo, que agora parece bater diferente nos fãs do trabalho de Akira Toriyama.

No seu cerne, Dragon Ball e sua continuação, Dragon Ball Z, são histórias extremamente simples, com personagens carismáticos e ótimas cenas de ação. Só que existe algo no mangá criado por Akira Toriyama que mexe com o imaginário dos fãs.

Goku não é um personagem que você naturalmente conseguiria se identificar, já que ele é um alienígena de rabo que solta raios de energia pelas mãos, mas existe algo que faz com que você queira ser como ele. Ele é bobo, às vezes até demais, mas sua vontade de ajudar os amigos e se tornar sempre o mais forte inspira a todos.

Existem milhares de animes shounen, com batalhas até mais bem feitas que as vistas em DB, mas quando Toriyama criou seu mangá, baseado no clássico romance chinês Jornada ao Oeste, tudo parecia novo. Não seria ousado falar que existe uma divisão “Antes de Dragon Ball” e “Depois de Dragon Ball” nos mangás e animes.

A história de Son Goku se tornou tão poderosa que até mesmo o clássico romance chinês passou a ser mais conhecido como “a história que inspirou Dragon Ball“.

  • Por apenas R$ 19,90 você compra com frete grátis na Amazon e de quebra leva filmes, séries, livros e música! Teste grátis por 30 dias!

Uma história que fala com todo mundo

Dragon Ball é um anime que conseguiu desde o início falar com todo tipo de pessoa. Homens, mulheres, adultos e crianças, de variadas nacionalidades e credos. É uma história simples, de personagens carismáticos tentando se tornar mais fortes e salvar o universo.

Você pode mostrar um episódio para uma pessoa no Japão, Estados Unidos, Turquia, África do Sul ou Brasil, e ele terá o mesmo impacto. Quando crianças, e uma galera meio velha para isso, entram em debates sobre quem ganharia uma luta entre Goku e Superman, é possível perceber como o personagem de Toriyama alcançou um nível que pouquíssimas criações conseguiram.

This flip-book of Goku vs Superman completely altered my brain chemistry 10 years ago https://t.co/j3SGVjQ5CR pic.twitter.com/sPSCPYxTOP

— Gokutrash (@gokutrash) March 8, 2024

Histórias que vieram depois, como Naruto, Jujutsu Kaisen, My Hero Academia, e tantos outras, têm influência de Dragon Ball ou, pelo menos, trilham o caminho aberto por Toriyama e Goku. Como falamos, não é ousado afirmar que a indústria de animações japonesas e a própria cultura pop seriam bem diferentes se esse anime não existisse.

Talvez não exista uma resposta concreta sobre por que essa história ressoa com tantas pessoas. Pais apresentam para filhos que conseguem se apaixonar pela trama e seus personagens até hoje. É possível que esse seja o segredo do sucesso de Dragon Ball: é completamente atemporal.

Assim como vemos acontecer bastante com personagens de quadrinhos americanos, Goku e sua turma crescem e seguem na memória dos seus fãs, que anos depois os revisitam e reforçam a sua admiração.

Poderia ser apenas uma questão de nostalgia, com um bando de adultos querendo lembrar da sua juventude, como é o caso do vídeo acima, mas o fato de Dragon Ball Z conseguir ser um sucesso com crianças até hoje é uma prova da força da animação, mesmo com mais de 30 anos de seu lançamento.

No fim, as pessoas só querem imaginar como deve ser muito poderoso, gritar loucamente e falar Kamehameha.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Morre Akira Toriyama, criador de Dragon Ball
  • GPUs intermediárias RTX 4060 TI e RX 7700 XT começam a cair de preço
  • Mortal Kombat 1 fica de graça por tempo limitado
  • Dia da Mulher: participação feminina chega a 49% na ciência brasileira
  • Suplemento prebiótico aumenta a função cerebral e melhora a microbiota
  • Os 45 filmes mais esperados de 2024
Adicionar aos favoritos o Link permanente.