Agenda cultural: novo single da MC Versa e a ocupação mulheril no final de semana

Eu tenho a dizer a vocês que esta agenda cultural foi uma das mais gratificantes. Representa muito que, neste 8 de março, Dia Internacional da Luta da Mulher, as próximas horas de diversão, cultura e arte sejam dominadas por artistas femininas.

E foi realmente algo bem natural. O protagonismo das mulheres está em todos os eventos: shows, lançamentos de obras, teatro, exposições e nas artes urbanas. Vai ser um final de semana muito rico em debates, valores, e na celebração da grandeza da cultura feita por mulheres.

Que essa agenda cultural os levem ao encontro de grandes mulheres.

AGENDA CULTURAL SEXTA-FEIRA (08/03)

MC Versa toma de assalto o 8 de Março com seu novo e provocante single, “Daqui Ngm Me Tira”. Essa é a trilha sonora da nossa agenda cultural especial 8M! – Foto: divulgação

Daqui ninguém tira a Versa!

Não tem como não abrir essa agenda cultural se não reverenciando esse 8M de luta internacional da mulher. E vamos direto ao ponto: “Daqui Ngm Me Tira”, o sugestivo single da rapper MC Versa, que virou nesta sexta nas plataformas de streaming. A música é puro fogo na misoginia (“respeita a minha presença”). E mais uma vez, Versa acerta a mão na parceria ao convidar a multiartista carioca Gritto para fazer a frente em “Daqui Ngm Me Tira”.

Versa é uma grande artista, que trilha uma estrada muito promissora no cenário da música nacional, conectando artistas, comunidades, construindo coletivamente. Além de uma inspirada rapper e compositora, Versa é voz ativa em destacar a importância das mulheres no cenário rap. Ela representa.

Pianista Mari Leonel lidera o quarteto jazzístico só com mulheres na edição desta sexta do projeto O Pássaro Vermelho – Foto: Divulgação

Novos ninhos para O Pássaro Vermelho

A pianista, professora e pesquisadora Mari Leonel, estudiosa do protagonismo das mulheres na música (no caso da cena instrumental de Florianópolis), pousa como uma pluma na agenda deste 8M do projeto O Pássaro Vermelho. Sua praia é o jazz (assista abaixo) – logo, estará acolhida no ninho certo. Por falar em ninhos, o projeto começa março com novidades.

O encontro desta sexta experimenta um novo espaço, histórica Casa do Teatro Armação, na Praça XV, 334 no Centro. Será naquele santuário da arte catarinense, que Mari Leonel se apresentará com a sua seleção de instrumentistas jazzistas.

Um quarteto de mulheres convocado especialmente para essa noite. “A pianista reúne a presença feminina em piano, voz, violoncelo e saxofone, uma formação poderosa com Marina Saito, Renata Oliveira e Valentina Pérez, para interpretações do jazz brasileiro e clássicos standards”, avisa o time.

Eu falei em “novidades”. Além das suas migrações itinerantes por espaços da cidade, O Pássaro agora terá endereço próprio, o Porongo, bar de vinhos, bistrô e, claro, jazz no Bairro Santa Mônica. O céu é o limite.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Apocalypse Cùier vai levar força politica e potencia musical na Marcha do 8M nesta sexta no Largo da Alfândega – Foto: divulgação

Apocalypse Cùier vai marchar no 8M

Um dos grandes atos deste Dia Internacional da Luta das Mulheres está programado para esta sexta no Largo da Alfândega. Começa às 14h e vai até às 18h, quando começará a Marcha 8M. A programação será intensa e potente, versando de debates, ações, conscientização, acolhimento, lazer e cultura.

E quem já está fazendo barulho com a sua presença é no encontro é a banda Apocalypse Cuier. Essa banda é um estrondo de show. É transgressora, é punk, é política, é arte, é deboche, é “cùier”!

Cantora e compositora Natacha Kamila – Foto: Tóia Oliveira/Divulgação

Experimente “Manga”, novo álbum de Natacha Kamila

A cantora, violinista e compositora Natacha Kamila Vieira fortalece essa sexta especial com um convite para o ensaio aberto da produção do seu álbum de estreia, “Manga”. Será às 11h30min, no Centro de Artes (Ceart) da Udesc, no Itacorubi. A entrada é gratuita.

Natacha vai compartilhar com o público o processo de criação do repertório de “Manga” e a construção coletiva dos arranjos da obra. Ela estará com a sua banda, formada por Trovão Rocha no baixo, Jeff Nefferkturu na guitarra, Anélita Nuñez no teclado, Neno Moura na bateria e Ricardo Lagartixa na percussão. Um timaço do qual quem comparecer no Ceart também será escalado. Depois do som, um bom papo também vai rolar com a artista sobre o seu projeto.

Ultramen convoca para o John Bull

Te liga bico! Ultramen está na área. Essa banda tem história, uma das pontas de lança de grande geração do rock porto-alegrense dos anos 1990. Até hoje uma das mais originais e únicas daquela cena.

Pois bem, Ultramen estará nesta sexta à noite no John Bull Pub, na Lagoa da Conceição para o deleite dos “seus”. Trinta anos de muita “peleia” nos palcos. E tem à frente Tonho Crocco, esse herói do rock nacional. Eu respeito!

O De Raiz vai queimar!

Em busca de uma noitada mais “selvagem”? Chega mais então no De Raíz, na Lagoa da Conceição, e veja o que te espera na festa “Quero pegar fogo com você”: show do “fúria da guitarrada” Juca Natal & Seus Band’Galados, e discotecagem de Tahira, Fantah e Aisha. Grooves brasileiros, reggaeton, hip hop, funk e guitarrada. Let it burn! A partir das 22h.

Cantora Flora Cruz. Foto:Renata Cechinel/Divulgação/ND – Foto: T0N/ND

Flora Cruz no Franz Cabaré

O Franz Cabaré no Centro promete para esta sexta uma noite inédita de artes. O show da cantora Flora Cruz já indica um bom caminho. Ela é uma das atrações da noite, junto com o artista multimídia e performer Pedro Silva. É dele que se esperam as maiores surpresas da noite.

Elza Soares na voz de Elô Gonzaga

A cantora Elô Gonzaga se entrega de corpo e alma ao repertório da rainha Elza Soares no show-tributo que fará nesta sexta, no Bugio Centro (Rua Victor Meirelles). Duas grandes mulheres dos seus tempos em sintonia neste 8 de Março. A partir das 22h.

Noite para o Green Day

No Beco Bar, em São José, a banda PPE está escalada para um especial de clássicos do Green Day. A partir das 22h30min.

Pedá canta por ela e por elas no Araçá

Apaixonante cantora, Pedá se apresenta nesta sexta no especial “Cantoras & Compositoras Brasileiras + Autorais”, no Araçá Botequim, na Lagoa da Conceição. Essa garota é especial, dona de uma voz poderosa e de uma música carregadas de sentimentos e força. A casa abre às 18h.

Mulheres no Samba!

É isso! A cantora Camélia Martins toma a frente do especial “Mulheres no Samba” no Café do Largo (da Alfândega), a partir das 18h30min.

Isa Canta Elas no Jazzinn

A cantora Isa Buffon preparou uma seleção de vozes femininas, como Sade, Joss Stone, Etta James, Elis Regina e Gal Costa, para o show “Isa Canta Elas”, logo mais à noite, no Jazzinn Gastro Pub. A partir das 20h30min.

Feira Armazém Elza no Ceart

A programação do Centro de Artes (Ceart) da Udesc para este 8 de março está bem interessante. Uma das pedidas é conferir a Feira Armazém Coletivo Elza apresentando muitos trabalhos em artesanato, arte, moda e produções culturais realizadas por pessoas negras, indígenas, mulheres e a comunidade LGBTQIA+. Vai das 12h às 19h e a entrada é gratuita.

“Um Tonto Numa Caixa” no Teatro Adolpho Mello

A Persona Cia de Teatro ocupa a pauta do final de semana no Teatro Adolpho Mello, em São José, com dois espetáculos com entrada gratuita. “Um tonto numa caixa” é o espetáculo desta sexta, às 20h. A peça é uma adaptação do texto de Martín Giner e se passa em um mundo no longínquo ano de 2347, marcado por divisões de classes e distopias.

Projeto “Pacacoenco nos lugares onde o povo está” chega a sua etapa fina com espetáculos gratuitos na UFSC neste final de semana – Foto: Cristiano Prim/ND

Pacacoenco, o palhaço workaholic

Após percorrer sete regiões de Santa Catarina com o projeto “Pacacoenco nos lugares onde o povo está”, o ator e mestre da palhaçaria Charles Augusto dá um ponto final na sua circulação neste final de semana em Florianópolis. Charles é o Palhaço Pacacoenco que se desdobrará em espetáculos já nesta sexta-feira, começando às 9h30min com a peça “Um nascimento do Boi de Mamão”, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Às 10h, ele sobe ao palco com a peça “Pacacoenco”, e às, 14h, encena “Só Eu e Nós”.

Calma que a sexta-feira do rapaz ainda não acabou. Às 20h30, o artista estará com a banda Tarrafa Elétrica na “Partilha Festiva” no Bugio Trindade. No sábado, Pacacoenco estará na Praça Santos Dumont, na Trindade, para apresentar a peça “Palhastê”, às 19h. E você aí achando que vida de palhaço é uma graça…

Roda de Samba em Jurerê

Rodrigo Leal comanda a roda de samba, uma das atrações da programação do Jurerê Open Shopping, em Jurerê, a partir das 18h. O ponto da batucada é a Plataforma 2 e é aberto ao público.
.
Noite à francesa

O duo franco-argentino Leleswing toca o especial Noite de Música Francesa, no Empório Capella, no Itacorubi. A dupla apresentará um set especial de hot jazz e gypsy jazz francês. A partir das 20h50min.

AGENDA CULTURAL SÁBADO (09/03)

Obra do artista Diego de Los Campos compõe a exposição “Lama: origem, cura e [bio]diversidade”, na Galeria Lama, em Floripa – Foto: Galeria Lama/Divulgação

Da Lama à arte!

Você já conheceu a Galeria Lama? Pois fica a sugestão desta agenda cultural para o seu final de semana. Desde fevereiro ela o espaço térreo de um imóvel no Calçadão da Rua João Pinto com fundos para a Avenida Paulo Fontes e tem uma proposta muito legal em unir arte e entretenimento/bar.

E vale conferir a exposição que inaugurou a galeria, sugestivamente chamada de “Lama: origem, cura e [bio]diversidade”, com obras de Diego de los Campos e fotografias de Lahana Amorim.

Feira Viva a Cidade!

Também no Calçadão da Rua João Pinto, no Centro Leste, vale bater perna para conferir a Feira Viva à Cidade com todas aquelas raridades, briques, discos, brechós, colecionáveis e artesanato e muita trabalha de alto valor afetivo. Um dos melhores programas das manhãs de sábado no Centro de Floripa. Das 9h às 14h.

Dá tempo de fazer a “xepa” na feira caminhar até a Rua Victor Meirelles para aproveitar o Choro Mulheril do Bugio Centro. E fica também para o Samba de Antonieta, a partir das 17h, e depois faça o seu destino.

Festa no Quintal do Caramelo

Um novo ponto de festivo surge na indomável Rua Victor Meirelles. É o Quintal do Caramelo, que neste sábado abre as portas logo cedo, às 13h, para aquela boa confusão regada a música com Sambadbuia e os Djs Tahira, Natte Maluga e MNegro.

Cultura Mané no Jardim Botânico

O projeto Cultura Mané vai brotar neste final de semana no Jardim Botânico, na Trindade, com mais uma edição da sua programação cultural e de lazer para famílias. Começa às 14h e vai até às 19h, com entrada gratuita.

O Projeto Museus Virtuais promove visitações a museus de todo mundo – Foto: Divulgação/ND

Projeto Museus Virtuais de Volta

Você topa uma visita à National Gallery, em Londres, neste sábado? Apareça no Paradigma Cine Arte, em Santo Antônio de Lisboa, e prepare-se para viajar na nova temporada do projeto Museus Virtuais. Será ás 15h e a entrada é gratuita.

É se aconchegar na poltrona e explorar a coleção de pintura europeia da National Gallery, com obras de mestres italianos, flamengos, ingleses e alemães, incluindo retratos de governantes e imagens associadas à realeza. O projeto seguirá até o final do ano com 12 sessões gratuitas, além de outras 10 para receber escolas da Rede Municipal de Ensino.

Cineclube infantil apresenta “A Ilha de Ilús”

O filme “A ilha de Ilús” é o destaque da sessão deste sábado do Cineclube da Mostra de Cinema Infantil. Começa às 16h e a entrada é gratuita na Sala de Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC).

A banda argentina possuí figurinos e instrumentos réplicas dos originais dos Beatles – Foto: Divulgação/ND

Star Beatles no CIC

No Teatro Ademir Rosa, no CIC, a banda argentina Star Beatles apresenta o seu espetáculo tributo aos “Fab Four”. Show que desde 2009 tem consagrado os músicos portenhos como uma das principais bandas cover dos Beatles no mundo. Star Beatles celebra os 15 anos de carreira e esse show foi concebido especialmente para teatros. A partir das 21h.

Polyphonia Khoros em recital gratuito

A Polyphonia Khoros estará neste sábado no Teatro Dionísio (Colégio Santa Terezinha), no Bairro Ingleses do Rio Vermelho, com o seu projeto “Concertos Hispânicos”. Sob a regência da maestrina Mércia Mafra e participação especial do violonista Marcos Pablo Damião, a orquestra apresentará peças do repertório espanhol que datam desde o século XV até a modernidade.

Será às 20h30 e a entrada é gratuita.

Mais Persona no Teatro Adolpho Mello

E a Persona Cia de Teatro segue com sua ocupação do Teatro Adolpho Mello, em São José. Neste sábado, a companhia apresenta o espetáculo “É difícil encontrar um homem bom”, outra adaptação de texto internacional, desta vez do clássico romance da escritora norte-americana Flannery O’Connor. Serão duas sessões, às 19h e às 20h, com entrada gratuita e retirada de ingressos no local.

Vem com a Brum!

Tem Baile da Brum neste sábado no De Raíz, na Lagoa da Conceição. E a “patroa” não poupou nas participações especiais: o MC Danzo e o DJ Swang do Complexo. A partir das 22h.

Projeto Bora Pra Mexer na Casa Odara

O projeto Bora Pra Mexer ocupará a Casa Odara neste sábado com uma programação de oficinas de percussão e dança belé, alé do show electro percussivo do artista Boris Reine-Adélaïde, da Martinica.

Começa às 20h com as oficinas ministradas pelo próprio Boris, finalizando com a sua performance. A Casa Odara fica no Calçadão da Rua João Pinto, no Centro Leste.

Dica Clube ND: Matheus Ceará

O humorista Mateus Ceará está em Florianópolis para fazer a manezada rir com seu novo show “Vocês Pedem e Eu Conto”, neste sábado, às 20h, no Teatro Governador Pedro Ivo. Para ficar ainda mais divertido, assinantes do Clube ND têm 50% de desconto no ingresso. É para rir à toa!

Festa Pop no Ópium

A pista esquenta no Bar Ópium, na Avenida Hercílio Luz, com a festa Scrobbly. Uma tempestade de hits do pop mundial para fazer o povo se esbaldar dançando até levitar. A partir das 22h.

Previsão de “Furacão” no Blues Velvet

A meteorologia boêmia informa: tem “Furacão” no Blues Velvet. A pista do “inferninho azul” vai tremer com uma avalanche do funk, dos clássicos às novidades. O “rebolation” começa às 22h.

AGENDA CULTURAL DOMINGO (10/03)

Intervenção que dialoga com a paisagem: obra da artista e grafiteira Cat, uma das convidadas do o “Festival de Graffiti Agenda Urbana: Graffiti Delas” – Foto: instagram

O Graffiti é Delas!

Artistas grafiteiras de todo o país estarão na cidade para o “Festival de Graffiti Agenda Urbana: Graffiti Delas”, que acontecerá no Bairro Carianos durante todo domingo, com uma baita programação gratuita.

O evento tem produção 100% feminina e foi pensado para o protagonismo da mulher, saúde menstrual e mental de artistas urbanas. São oficinas diversas, rodas de conversa, espaço kids, apresentações de Djs, shows, dança e intervenções de graffiti.

Tome nota do endereço: Rua Vereador Osvaldo Bittencourt, 314 – Carianos. Referência: Atrás da creche Neim Idalina Ochôa e Centro de Saúde Carianos.

Feira da Fregiesia – Especial aniversário de São José

Ir na Feira da Freguesia, em São José, sempre é uma festa, mas a edição deste domingo promete ainda mais. É a edição especial de aniversário da cidade e, por isso, contará com uma programação bem espcial, a partir das 10h, no Centrinho Histórico. Vai ter artesanato, antiguidades, brechós, boa comida e muita cultura, com música e lançamentos de livros.

O Som das Pedras

O Espaço Pedro Saraiva, no Bairro Cacupé, chama para curtir um final de tarde muito sonoro. É a edição do “Som das Pedras” que apresenta os instrumentistas Juliano Abramovay e seu Oud (alaúde turco), e Ivan Vendemiatti e suas flautas técnicas. A partir das 18h.

Oscar de camarote na Opium

Estás a procura de um lugar para reunir os amigos para ver a cerimônia de entrega do Oscar? O Ópium Bar, no Centro, vai abrir as portas para exibir a transmissão ao vivo da premiação, a partir das 20h. Haverá o bolão da casa para quem quiser arriscar palpites e mais: a sessão será comentada.

Vai ter um time de comentaristas e um convidado especial, que é o diretor de teatro Rodrigo Marques, que vai abrir o bico sobre as suas experiências em trabalhar nos bastidores do Oscar.

O som do Pará no Bugio

O músico Silvan Galvão é o convocado do Bugio Centro para dar os ritmos na homenagem à música do Pará. Aquele pacote completo: carimbo, guitarrada, “tacacá”, cachaça de Jambú e ficar de boa na pista e a participação de Marisa Absurda. A partir das 21h e melhor nem pensar na segunda.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.