Elevadores de passarela de acesso à travessia de barcas serão interditados para manutenções em Santos


Segundo a autoridade portuária, as paralisações acontecem das 14h às 16h nesta quinta-feira (11) e das 13h às 14h nesta sexta-feira (12). Passarela de acesso à travessia de barcas terá novas paralisações nos elevadores
Alexsander Ferraz/A Tribuna de Santos
Elevadores da passarela de acesso à travessia de barcas entre Santos e Vicente de Carvalho, litoral de São Paulo, passarão por paralisações momentâneas nesta quinta-feira (11) e sexta-feira (12). Segundo a Autoridade Portuária de Santos, serão realizadas manutenções preventivas, que consistem em testes para ligação de um gerador definitivo.
Ainda segundo a autoridade portuária, os testes serão feitos das 14h às 16h nesta quinta-feira e das 13h às 14h nesta sexta-feira. Durante o período de inatividade dos elevadores, a passarela permanecerá aberta, mas a faixa de pedestres será reaberta novamente e o semáforo estará em funcionamento.
Passarela
A passarela foi inaugurada no dia 16 de janeiro de 2023. Ela foi construída a partir da Avenida Senador Feijó, sobre a Rua Antônio Prado, no Centro. No local, segundo a administração municipal, circulam diariamente cerca de 20 mil pessoas.
No dia 25 de janeiro, nove dias após a inauguração, a passarela já colecionava reclamações devido ao mau funcionamento dos elevadores. A alternativa são as escadarias.
Porém, a reclamação dos usuários é que o equipamento é muito íngreme, o que dificulta a utilização por parte de idosos e de pessoas com bicicleta. Além disso, usuários com dificuldade de locomoção são obrigados a atravessar a Rua Antônio Prado, que tem um grande fluxo de veículos, e posteriormente uma linha férrea para conseguir chegar a estação de barcas.
Em 14 de março, a Autoridade Portuária de Santos (APS) reabriu provisoriamente a faixa de pedestres que serve de acesso à travessia. A mudança foi realizada para serem feitas manutenções na passarela, tornando o acesso mais seguro após algumas falhas nos elevadores.
Além dos problemas de funcionamento, na madrugada do dia 26 de abril, um caminhão atingiu a passarela após sua caçamba se soltar. O local foi interditado de forma preventiva e liberado após não ser constatado abalos na estrutura. Um laudo estrutural foi solicitado e a APS deve continuar monitorando a situação da passarela.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.