Quem pode usar? E ter acesso? Entenda função para gravar vídeo de corridas da Uber que começou a ser testada em Campinas


Opção foi disponibilizada para um grupo de motoristas do aplicativo em Campinas. Outras três cidades do país também receberam o programa piloto. Motoristas de Campinas que atuam pela Uber começam a testar gravação em vídeo
Dan Gold via unsplash
A Uber informou nesta quinta-feira (11) que ampliou para Campinas (SP) os testes da ferramenta que grava em vídeo as corridas do aplicativo de transporte. Com isso, motoristas foram convidados a utilizar o recurso, que agora passa a ser experimentado em três cidades brasileiras.
Segundo a empresa, a função foi disponibilizada, inicialmente, para um grupo pequeno de motoristas que participam da primeira etapa da expansão.
Veja, abaixo, como funciona a função.
Quem define quais corridas são gravadas?
Quando a gravação ocorre?
Quem tem acesso aos vídeos?
O que é filmado?
1) Quem define quais corridas são gravadas?
A gravação é opcional e ativada pelo motorista. A Uber não libera essa função aos passageiros. Segundo a empresa, isso ocorre também por conta da posição do celular no veículo.
Para o usuário, o aplicativo possui o recurso de gravação de áudio, que também está disponível para o motorista.
Nesse novo modo de gravação em vídeo, o passageiro é informado que a viagem será gravada antes de embarcar e pode cancelar a viagem se preferir.
Segundo a Uber, as gravações ampliam a capacidade da plataforma de entender como se deram os incidentes.
2) Quando a gravação ocorre?
A gravação começa quando o motorista se aproxima do ponto de embarque e só para 20 segundos depois que a viagem for encerrada. Segundo a Uber, isso ocorre porque algumas ocorrências são registradas no momento do desembarque.
3) Quem tem acesso aos vídeos?
As gravações possuem criptografia e a Uber afirma que ninguém consegue acessá-las diretamente – nem a Uber e nem o motorista.
A gravação só é acessada se o motorista reportar uma ocorrência e pedir para adicionar o arquivo em vídeo. Neste caso, a equipe da Uber utiliza a chave da criptografia e desbloqueia o vídeo.
As autoridades policiais ou de investigação também podem solicitar acesso às imagens para a Uber, na forma da lei.
4) O que é filmado?
A câmera frontal do celular registra a parte interna do veículo e o sistema de microfone capta o áudio. Veja no gif abaixo.
Uber inicia em Campinas programa piloto de gravação de vídeos das corridas
Reprodução/Uber
VÍDEOS: destaques da região de Campinas
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.