Operação policial prende 16 suspeitos de tráfico de drogas com helicópteros

operacao-policial-prende-16-suspeitos-de-trafico-de-drogas-com-helicopteros

operacao-policial-prende-16-suspeitos-de-trafico-de-drogas-com-helicopteros

A operação cumpriu 65 mandados de busca e apreensão em Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Roraima. Entre os presos estão mecânicos e pilotos que voavam a serviço de traficantes e garimpeiros ilegais. Operação policial prende 16 suspeitos de tráfico de drogas com helicópteros
Uma operação policial em cinco estados prendeu 16 suspeitos de tráfico de drogas com helicópteros.
A operação cumpriu 65 mandados de busca e apreensão em Goiás, Roraima, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Entre os presos estão mecânicos e pilotos que voavam a serviço de traficantes e garimpeiros ilegais. Em Macaé, no Rio de Janeiro, um dos investigados foi preso assim que pousou.
Em Paraguaçu Paulista, no interior de São Paulo, polícias civis usaram um helicóptero da corporação durante as buscas. As investigações no estado começaram em 2023, depois que a Polícia Civil apreendeu 270 kg de cocaína. A droga foi transportada por helicópteros clandestinos, que voavam sem registro na Agência Nacional de Aviação Civil e sem plano de voo.
“Drogas oriundas da Bolívia e, diante da autonomia das aeronaves, eles faziam pousos na região de Paraguaçu Paulista para reabastecimento e para o descarregamento dessa droga, que seguia, em algumas vezes, por vias terrestres para distribuição aos grandes centros”, explica Edmar Rogério Dias Caparroz, delegado da Polícia Civil de São Paulo.
Em Goiás, a Polícia Federal também entrou no caso depois de encontrar mais de 400 kg de cocaína em uma fazenda do interior do estado em agosto de 2023. Dois helicópteros estavam na propriedade. Depois disso, outros cinco foram apreendidos no Brasil e um na Bolívia enquanto transportavam drogas para traficantes da facção criminosa PCC.
Segundo as investigações, os helicópteros usados atualmente pelo tráfico internacional de drogas são montados em oficinas clandestinas com peças de outros helicópteros. Essa ação criminosa vem sendo feita, de acordo pela Polícia Federal, por mecânicos de Goiás.
“Realizando essa adulteração de aeronaves, eles repintando aeronaves, ocultando o prefixo da aeronave… Então toda essa adulteração foi caracterizada na investigação e temos provas robustas disso. Utilizavam pilotos tanto do estado de Goiás quanto piloto do Rio de Janeiro, Minas, que foram presos na data de hoje e eram utilizados no tráfico de drogas”, afirma Bruno Gama, delegado da Polícia Federal de GO.
LEIA TAMBÉM
Polícia Civil e PF miram organização de tráfico internacional de drogas com uso de helicópteros no interior de SP
Grupo em app de mensagem, aeronaves adulteradas e voos clandestinos em baixa altitude: veja como agiam suspeitos de tráfico de drogas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.