MP alerta para ‘favelização’ do Contorno Viário e convoca reunião na Grande Florianópolis

O MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) convocou uma reunião ampliada para o dia 11 de março com a intenção de alertar para o possível crescimento desordenado das áreas ao redor do Contorno Viário, na Grande Florianópolis.

1
2

Obras no Contorno Viário têm atraso de mais de 10 anos; prazo atual é para julho de 2024; alerta para o crescimento desordenado no local – Arteris Litoral Sul/Divulgacao

2
2

Trevo da Via de Contorno com a BR-282, em Palhoça – FIESC/Saporiti/PeDrones

O tema foi alertado no blog, nesta semana, e teve grande repercussão. Na pauta do MPSC, aos cuidados do promotor Daniel Paladino, a necessidade de que os municípios de toda a região façam a revisão do Plano Diretor.

Representantes do Executivo e Legislativo de Palhoça, São José, Bigaçu e Governador Celso Ramos foram convocados para o encontro, que está agendado para às 9h. O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Administração, também foi provocado.

Há um temor, não só da possível “favelização”, mas da referente condição ambiental e estrutural de cidadãos que venham ocupar o local.

Alerta para o Contorno Viário

A Fiesc, em relatório assinado pelo engenheiro Ricardo Saporiti, assegurou que o atual andamento das obras deve consolidar o último prazo estipulado pela Arteris Litoral Sul, de liberação de tráfego para o mês de julho.

O documento ainda recomenda, em mais uma oportunidade, que os municípios da Grande Florianópolis priorizem a elaboração de um novo plano diretor para áreas às margens do Contorno Viário.

Executivo e Legislativo de Palhoça, São José, Biguaçu e Governador Celso Ramos precisam delimitar os espaços sob pena de um crescimento desordenado de loteamentos e outras instalações, transformando, em um futuro breve, as imediações do Contorno Viário em uma via urbana repleta de ligações.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.