ONU deve votar cessar-fogo em Gaza na terça-feira, mas EUA sinalizam veto

O Conselho de Segurança das Nações Unidas deverá votar na terça-feira a proposta da Argélia para que o órgão de 15 membros exija um cessar-fogo humanitário imediato na guerra entre Israel e Hamas, de acordo com diplomatas, uma medida que os EUA sinalizaram vetar.

A Argélia apresentou um projeto de resolução inicial há mais de duas semanas. No entanto, a embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, afirmou rapidamente que o texto poderia comprometer “negociações sensíveis” destinadas a mediar uma pausa no conflito.

A Argélia solicitou neste sábado que o conselho realizasse a votação na terça-feira, segundo diplomatas. Para ser adotada, a resolução do Conselho de Segurança da ONU precisa de pelo menos nove votos a favor e nenhum veto por parte de Estados Unidos, Reino Unido, França, China ou Rússia.

“Os Estados Unidos não apoiam ações sobre este projeto de resolução. Se for votado como redigido, não será adotado”, disse Thomas-Greenfield por meio de um comunicado neste sábado.

Tradicionalmente, Washington protege seu aliado Israel das ações da ONU e, desde o início do conflito, em 7 de outubro de 2023, já vetou duas vezes as propostas do conselho.

O país também se absteve duas vezes, permitindo ao conselho adotar resoluções que visavam aumentar a ajuda humanitária a Gaza.

Este conteúdo foi originalmente publicado em ONU deve votar cessar-fogo em Gaza na terça-feira, mas EUA sinalizam veto no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.