Santa Catarina tem a menor taxa de desemprego do Brasil

No último trimestre de 2023, Santa Catarina se destacou ao registrar a menor taxa de desemprego entre todos os estados brasileiros, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Santa Catarina registra a menor taxa de desemprego do Brasil – Foto: Prefeitura de Itajaí/Reprodução/ND

Desemprego

A PNAD Contínua  revelou que Santa Catarina atingiu o patamar de 3,2% de desemprego, bem abaixo da média nacional de 7,4%, e se destacou como líder em emprego formal no Brasil.

Taxa de desemprego por estado

Santa Catarina: 3,2%
Rondônia: 3,8%
Mato Grosso: 3,9%
Mato Grosso do Sul: 4%
Paraná: 4,7%
Rio Grande do Sul: 5,2%
Espírito Santo: 5,2%
Goiás: 5,6%
Minas Gerais: 5,7%
Tocantins: 5,8%
Acre: 6,7%
São Paulo: 6,9%
Roraima: 7,0%
Maranhão: 7,1%
Pará: 7,8%
Rio Grande do Norte: 8,3%
Ceará: 8,7%
Amazonas: 8,8%
Alagoas: 8,9%
Distrito Federal: 9,6%
Paraíba: 9,6%
Rio de Janeiro: 10%
Piauí: 10,6%
Sergipe: 11,2%
Pernambuco: 11,9%
Bahia: 12,7%
Amapá: 14,2%

Silvio Dreveck, secretário de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço, destacou o trabalho do governo em fortalecer setores estratégicos, como o Turismo: ““Isso movimenta a economia e a geração de empregos em diferentes regiões”.

Santa Catarina é líder em emprego formal no Brasil – Foto: André Viero/Divulgação/ND

Setores chave

A pesquisa apontou que Santa Catarina teve um desenvolvimento expressivo no segmento “Outros Serviços” (12,8%), que liderou o crescimento com 24 mil novos postos de trabalho, seguido pelo setor de “Alojamento e Alimentação” (12,6%), que teve um aumento de 20 mil empregos.

Edgar Usuy, secretário de Estado do Planejamento, comentou sobre o bom desempenho de regiões como Meio-Oeste, no Litoral Sul e na Serra Catarinense: “O desenvolvimento econômico começa a ficar mais equilibrado geograficamente no nosso estado, o que é, realmente, muito importante”.

Carteira assinada

Além da baixa taxa de desemprego, Santa Catarina obteve o maior índice de formalização do país. Com 88,2% dos trabalhadores de carteira assinada, o estado superou os vizinhos sulistas, Paraná  (81,7%) e Rio Grande do Sul  81,9%.

Carteira de trabalho – Foto: Ana Volpe/Agência Senado/Divulgação/ND

O governador Jorginho Mello (PL) destacou a resiliência do povo catarinense e a importância dos investimentos em infraestrutura, saúde, segurança e educação para os resultados positivos alcançados.

“Santa Catarina é isso, é trabalho, é resiliência. A gente vê no dia a dia, vem a dificuldade e em seguida o povo tá de pé novamente. Vem a crise, o estado é o último a entrar e o primeiro a sair, reconstruindo, trabalhando firme”, disse o governador Jorginho Mello.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.