Vacinação contra dengue: saiba quando começa campanha nas cidades da Grande João Pessoa


Paraíba recebeu 37.040 doses que foram distribuídas entre 14 municípios. Foco da vacinação são crianças e adolescentes entres 10 e 14 anos. Vacinas contra a dengue começaram a ser distribuídas para Região Metropolitana de João Pessoa
Carolina Diniz/Rede Amazônica
Cidades da Grande João Pessoa estão começando a vacinação contra a dengue. Confira o que se sabe até o momento sobre a vacina na capital, em Bayeux, Cabedelo, Conde e Santa Rita.
Na quinta-feira (15), a Paraíba recebeu 37.040 doses que foram distribuídos para 14 municípios que fazem parte da 1ª Região de Saúde do estado. Os critérios para a escolha das localidades foram porte populacional, número de casos de dengue nos últimos 10 anos e o número de casos de dengue tipo 2 nesses lugares.
A capital João Pessoa começa a aplicar a vacina contra a dengue na próxima segunda-feira (19), nas salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde.
Segundo o chefe de Imunização da capital, Fernando Virgulino, o grupo prioritário da vacinação contra a dengue será crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. João Pessoa recebeu 21 mil doses que correspondem a cerca de 40% do grupo prioritário
Cabedelo
Cabedelo, assim como João Pessoa, vai começar a vacinação na segunda-feira (19). A campanha será realizada nas escolas, para o público de 10 a 14 anos. O município recebeu 1.924 doses.
Bayeux
Bayeux, na Grande João Pessoa, vai começar a vacinação na terça-feira (20). A imunização acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde, das 7h às 12h e das 13h às 16h.
A cidade que recebeu 1.379 doses tem como público-alvo crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, seguindo a recomendação estadual.
Santa Rita
A cidade de Santa Rita vai iniciar a campanha de vacinação contra a dengue na terça-feira (20). A cidade recebeu 4.575 doses e vai vacinar o público-alvo de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. 
A imunização vai acontecer nas Unidades Básicas de Saúde e também no PAM, das 8h às 16h.
Conde
A cidade do Conde já começou a vacinar contra a dengue desde a sexta-feira (16). A imunização acontece nas Unidades Básicas de Saúde. O município recebeu 905 doses que serão destinadas à população de 10 a 14 anos.
Vacina contra dengue
A faixa etária escolhida para o início da vacinação tem alto número de hospitalização por dengue. O esquema será de duas doses com intervalo de três meses entre elas. O quantitativo distribuído é direcionado para a primeira dose do esquema preconizado.
“A vacina protege contra a dengue causada pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus Aedes aegypti e na 1ª Região de Saúde já vamos iniciar a vacinação com todo o público da faixa etária de 10 a 14 anos. Os critérios para a escolha das localidades foram porte populacional, número de casos de dengue nos últimos 10 anos e o número de casos de dengue tipo 2 nesses lugares”, pontuou a chefe do Núcleo de Imunizações da Secretaria de Saúde da Paraíba, Márcia Mayara.
A Secretaria de Saúde ressalta que, caso a criança ou adolescente tenha sido diagnosticado com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal.
Dengue na Paraíba
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES) à TV Cabo Branco, em 2024 a Paraíba já contabilizou 689 prováveis casos de arboviroses, desse total, 588 são de dengue, 96 de chikugunya e 5 de zika.
A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) confirmou na quinta-feira (15) o primeiro caso de morte por causa de dengue na Paraíba em 2024. Trata-se de uma mulher de 24 anos do município de Camalaú, da região do Cariri paraibano.
Uma reunião envolvendo vários representantes estaduais e municipais foi realizada, nesta sexta-feira (16), na Secretaria de Estado de Saúde (SES), em João Pessoa, para divulgar um plano de combate à dengue. Estiveram presentes membros da SES, do Conselho Regional de Medicina (CRM) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB).
Entre as estratégias apresentadas, está a criação de um Dia D de mobilização em todo o estado, que acontecerá no dia 24 de fevereiro. O plano de contingência inclui medidas de prevenção e tratamento, como campanhas educativas e o retorno do “Alô Saúde”, uma central de atendimento gratuita para orientações sobre a dengue, que funcionará a partir da segunda-feira (19), pelo telefone 0800 281 6591.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.