A Fé que move fiéis: O convite às práticas do tempo quaresmal

Quaresma é um período muito importante para os católicos, pois marca o tempo de preparação para a Páscoa. Esta é a festa mais importante no calendário cristão, já que é preparado a celebração da ressurreição de Jesus.

Este tempo é iniciado com a quarta-feira de cinzas e termina sempre na quarta-feira da Semana Santa e é durante os 40 dias, que os fiéis católicos realizam uma reflexão sobre a vida, organizam seus projetos, aumentam as práticas de orações para melhorar o contato com Deus, praticam atos de caridade e a seguem as práticas religiosas deste período.

Nesta primeira sexta-feira da quaresma, 16 de fevereiro, a Folha do Litoral News entrevistou fiéis católicos que praticam o que a fé ensina, focando na conversão pessoal e também nos atos de caridade. Para a devota Flávia do Rocio, o tempo quaresmal é um momento de reflexão e um chamado de Deus a conversão pessoal.

“Quaresma significa conversão. Nossa conversão pessoal, que deve se tornar visível. Jesus nos convida a uma mudança profunda de coração, transformar nossa vida com essa mudança e dar frutos. Então, para mim, a quaresma é um caminho de conversão e é através das penitências que caminhamos cada vez mais para a santificação”, destacou a devota.

“Quaresma significa conversão. Nossa conversão pessoal, que deve se tornar visível”, destaca a devota Flávia do Rocio / Foto: Redes Sociais

Outra devota que ressaltou a importância deste tempo, foi Emily Gonçalves, cantora no Ministério Levitas do Senhor atuante no Santuário do Rocio, que demonstra o ápice deste momento que é a ressurreição de Jesus.

“Quaresma é um tempo de preparação espiritual, tempo de conversão, penitência, reflexão e jejum, tempo de preparar o coração e a mente para com Cristo ressuscitar na celebração da Páscoa, ápice da fé cristã”, disse a cantora.

Jejum e caridade são elementos singulares para muitos fiéis, esta é a hora que os fiéis católicos refletem nas atitudes diárias, nas práticas da caridade e no amor ao próximo.

“Quaresma é um tempo de fortes orações, de fazer jejum e caridade. A quaresma oferece a todos os cristãos a possibilidade de se preparar para a Páscoa, onde as pessoas podem fazer uma reflexão da própria vida e se aproximar ainda mais de Deus”, enfatiza Lizandra Gonçalves, cantora do Ministério Levitas do Senhor.

“É um tempo que eu reviso como estou vivendo a graça do meu batismo”, ressaltou a cantora do Ministério Levitas do Senhor, Lizandra Gonçalves / Foto: Redes Sociais

Desta forma, muitas famílias se espelham em exemplos, como conta as Sagradas Escrituras, o próprio Jesus durante os seus 40 dias no deserto jejuou. Para a fé católica, neste período não se deve consumir carne vermelha às quartas e às sextas-feiras e muitos fiéis seguem esta regra.

“É um tempo muito bonito para fazermos um exame de consciência e lembrar tudo o que Jesus Cristo fez por nós, é através de todas essas práticas temos a oportunidade de buscar uma conexão maior com Deus e vivenciar mais profundamente os ensinamentos de Jesus e neste tempo faço jejum de carne todas as quartas e sextas, faço penitência, leio livros sobre a fé católica e rezo o terço diariamente”, destacou Emily.

“É um tempo muito bonito para fazermos um exame de consciência e lembrar tudo o que Jesus Cristo fez por nós”, enfatizou Emily Gonçalves, cantora no Ministério Levitas do Senhor / Foto: Rodrigo Pinheiro

Estar com Deus através das orações e de práticas como o jejum é muito importante para os fiéis, pois assim eles garantem que sentem ainda mais a presença de Deus em suas vidas.

“Mas vale lembrar que o objetivo maior, especialmente neste tempo, é nos fortalecer do Espírito, para a preparação da Páscoa do Senhor. Precisamos estar cheio do amor de Deus, pois só assim, somos capazes de dominar nossas próprias vontades e superar a nossa aptidão ao pecado”, destacou Flávia do Rocio.

Penitências que os fiéis praticam no período quaresmal

Parar, pensar, refletir são alguns dos conselhos que esses devotos praticam antes de escolher as penitências que farão. Suas escolhas ocorrem depois de momentos de oração e contato com Deus através da leitura bíblica.

“Acredito que para viver bem as práticas penitenciais, não devemos escolher muitas. Precisamos escolher um propósito e viver de forma intensa. Para isso, pedimos em oração para que o Espírito Santo nos conduza na escolha, e que essa escolha seja algo que acrescente e nos santifique. A penitência tem como objetivo a santificação”, enfatizou a devota Flávia do Rocio

Segundo Flávia, uma das práticas que os cristãos podem realizar além das penitências, são as missas diárias, rezar o Santo Rosário, visitar Jesus no sacrário alguns minutos do dia. Além disso, é necessário que o fiel tenha em mente que essas práticas são atitudes e mudança interior.

A realização de exame de consciência auxilia os cristãos nesse processo de escolha.

“É um tempo muito bonito para fazermos um exame de consciência e lembrar tudo o que Jesus Cristo fez por nós, é através de todas essas práticas temos a oportunidade de buscar uma conexão maior com Deus e vivenciar mais profundamente os ensinamentos de Jesus”, ressaltou Emily Gonçalves.

Além disso, este é o momento em que muitos católicos refletem sobre a própria vida e sobre a importância do amor de Deus.

“Este é um momento de reflexão, onde eu faço a lembrança dos 40 dias que Jesus passou no deserto, sofrendo tentações e através disso, eu intensifico minhas orações para que neste tempo e em minha vida, eu seja uma pessoa cada vez melhor. Então a prática da oração é de extrema importância”, destacou Jordan Cardoso, cantor do Ministério Nossa Senhora do Carmo.

“Este é um momento de reflexão. Jesus passou pelo deserto, sofrendo tentações e através disso, eu intensifico minhas orações para me tornar uma pessoa cada vez melhor”, salientou o cantor Jordan Cardoso do Ministério Nossa Senhora do Carmo / Foto: Redes Sociais

Além disso, o cantor enfatizou que é importante nos doar para o próximo, através de uma palavra amiga, de estar ao lado dos amigos nos momentos em que eles mais precisam, ajudar no que for preciso e que para ele a música auxilia em todos esses processos.

“Quem canta reza duas vezes, essa é uma frase que escutamos muito no meio católico, então muitas vezes a música que nós dos ministérios trazemos nas celebrações, ajudam as pessoas que não tem muito contato com Deus, a ficar ainda mais íntimo Dele e iniciar os momentos de oração e reflexão que precisam”, enfatizou o cantor.

Lizandra Gonçalves enfatiza que as práticas realizadas neste tempo, além de servirem para refletir sobre a própria história, sobre a caridade, é também uma confirmação do batismo, um encontro ao amor de Deus.

“É um tempo de reflexão, jejum e penitência. Também é tempo de repensar sua vida, nas suas atitudes, na caridade e nos seus projetos. É um tempo que eu reviso como estou vivendo a graça do meu batismo, lembrando que esses 40 dias me levam para a Páscoa do Senhor, onde eu renovo o meu batismo”, enfatizou a cantora do Ministério Levitas do Senhor.

De acordo com a devota Flávia do Rocio, é muito importante que neste momento rezar por aqueles que ainda não tiveram um contato com o amor de Deus e que a quaresma deve ser vivida com alegria, lembrando da ressurreição de Cristo.

“Quaresma é tempo de rezar com amor e fé. Rezar pelos que sofrem, pelos que ainda não encontraram o caminho da vida. É um tempo que Jesus nos convida a mudar de vida e deixar de lado tudo aquilo que nos afasta de Deus e assumir para dentro de nós o que nos aproxima de Dele. Por isso, é importante que vivamos bem a quaresma, mas não com tristeza, pelo contrário, que possamos refletir e contemplar o mistério de Jesus que morreu na cruz por amor a nós e depois, ressuscitou”, destacou a devota.

Ações como essa demonstram que o amor ao próximo, a caridade são os responsáveis pelo movimento da fé católica e que a oração é a principal prática realizada pelos cristãos a fim de ter um contato maior com Deus.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.