Pneumologista alerta para impactos à saúde causados por fumaça de incêndio em prédio no Paraguai

pneumologista-alerta-para-impactos-a-saude-causados-por-fumaca-de-incendio-em-predio-no-paraguai

pneumologista-alerta-para-impactos-a-saude-causados-por-fumaca-de-incendio-em-predio-no-paraguai


Bombeiros voluntários combatem fogo em prédio do Paraguai desde segunda (12). Veja dicas para cuidados com a saúde respiratória. Médico fala sobre possíveis impactos da fumaça de incêndio que dura 96 horas no Paraguai
O médico pneumologista Luiz Henrique Zaions alertou para possíveis impactos à saúde causados pela fumaça do incêndio de um prédio em Cidade do Leste, no limite com Foz do Iguaçu, que já dura mais de 100 horas no Paraguai. Ele afirmou que as pessoas podem ter reações diversas. Assista ao vídeo acima.
“As pessoas estão se queixando, mesmo longe daquele local, de rinite, coceira e ardência no nariz, ardência na garganta, inflamação na garganta, tosse, catarro, chiado no peito. As pessoas que são mais sensíveis, algumas estão tendo que ir ao pronto socorro para receber medicação”, afirmou o médico.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
As chamas, segundo os bombeiros voluntários do Paraguai, iniciaram por volta das 11h da segunda-feira (12) no 11º andar do edifício que possui 25 andares. A suspeita é que um curto-circuito na fiação tenha causado o incêndio.
Incêndio em prédio no Paraguai nesta sexta (16) visto de Foz do iguaçu
Reprodução RPC
Os bombeiros explicaram que a maior dificuldade no combate está justamente no tipo de material que estava disposto nos andares do prédio, como eletrodomésticos, plásticos, diferentes tipos de equipamentos de informática, entre outros.
Segundo o médico pneumologista, o contato com a fumaça, fruto dessas substâncias, pode causar inflamações diversas nas vias aéreas.
“Tem uma reação química chamada pirólise, ela acaba liberando gases e substâncias particuladas. Esses gases e substâncias entram nas vias respiratórias e provocam uma reação inflamatória importante da via respiratória causando nos brônquios estreitamento e inflamação”, explicou o médico.
O especialista orienta que nestes caso, a orientação é usar máscaras do tipo N95, fazer inalação, beber bastante líquido e chás. Em caso de emergência, a recomendação é procurar a ajuda médica.
Leia também:
Crime: ‘Plano’ de assalto a associação de cambistas de Cidade do Leste foi escrito em papelão
Polícia: Empresário é morto a tiros ao cobrar suspeito de furtar papagaio e eletrônicos
Vídeo: Subtenente do Exército aponta arma para cabeça de trabalhador em Curitiba
Ruas próximas ao prédio estão bloqueadas desde a segunda (12) para garantir a segurança de quem passa pela região, evitar intoxicação pela fumaça e também pelo risco de desabamento. A previsão dos bombeiros paraguaios é que as chamas sejam totalmente contidas até este sábado (17).
O edifício fica próximo à área comercial de Cidade do Leste e a cerca de 650 metros de distância da Ponte da Amizade, na fronteira entre Brasil e Paraguai. A fumaça pode ser vista e sentida de diversos pontos de Foz do Iguaçu.
Pneumologista alerta para impactos causados por fumaça de incêndio
Outras dificuldades no combate as chamas
Além do tipo de material que estava distribuído nos andares do prédio, as equipes também encontram dificuldades quanto ao efetivo, uma vez que no país vizinho, o trabalho dos bombeiros é executado por voluntários, que dedicam tempo livre de outras profissões para exercer a função.
O cansaço é sentido pelas equipes que desde a segunda-feira (12) trabalham no combate às chamas.
“Neste momento estamos tendo um desgaste com o pessoal, por isso estamos pedindo apoio de bombeiros de outros departamentos, para poder fazer essa organização do trabalho. […] O bombeiro tem que se preparar e fazer um trabalho continuo de cinco a seis horas, […] muitos estão sentindo o desgaste físico”, explicou Mendonza.
Com isso, bombeiros de outras cidades paraguaias, argentinas e também de Foz do Iguaçu têm auxiliado no combate, quando são acionados.
Pelo menos 12 bombeiros do 9º Grupamento, de Foz do Iguaçu, estiveram no local na terça-feira (13) auxiliando no combate às chamas, com carros e caminhões, além de equipamentos da corporação.
“O local apresenta uma série de dificuldades, pois, tratando-se de um alto edifício em obras, não há tubulações de prevenção de incêndio. Desta forma as linhas de mangueiras foram armadas pelas escadas ao longo de mais de 12 andares. Outra dificuldade, é a grande quantidade de fumaça no local”, diz trecho de nota divulgado pelo 9º agrupamento sobre dificuldade no combate ao incêndio.
Imagens mostram evacuação de prédio em chamas
Imagens feitas por trabalhadores mostram as chamas dentro do edifício. Os vídeos foram gravados durante a evacuação do prédio e mostram funcionários que trabalhavam no edifício descem as escadas com nariz e boca tapados com roupas.
Eles usam a lanterna de um celular para enxergar o caminho totalmente coberto por fumaça densa. Assista a seguir:
Vídeo mostra trabalhadores durante evacuação de prédio em chamas no ParaguaI
VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR
Leia mais notícias da região em g1 Oeste e Sudoeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.