Moradores dizem que obra da Cedae causou alagamentos em Nova Iguaçu; companhia nega

moradores-dizem-que-obra-da-cedae-causou-alagamentos-em-nova-iguacu;-companhia-nega


Bairros da cidade da Baixada Fluminense, foram invadidos por lama e barro nesta quinta-feira (15). A obra que vem causando prejuízos é na encosta da Serra do Marapicu. A enchente desta quinta foi consequência de um rompimento. Moradores dizem que obra da Cedae causou alagamentos em Nova Iguaçu
Reprodução TV Globo
Moradores de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, estão revoltados com uma obra da Cedae na encosta da Serra do Marapicu. Nesta quinta-feira (15), vários bairros do município sofreram com enchentes e, segundo moradores, o motivo foi um vazamento nessa obra.
Um dos bairros mais afetados foi o Jardim Paraíso, onde as ruas foram tomadas por lama e barro. Em um vídeo feito no conjunto Grão Pará é possível ver os estragos causados pela enchente na região. Outra filmagem captou a água jorrando em um rompimento.
“Não tem como a chuva ta jogando pra cima não, estourou algum cano lá”, disse um morador, apontando problemas nas obras da Cedae.
A obra que supostamente vem dando problema é para a construção de um reservatório adutor, na encosta da Serra do Marapicu. A intervenção começou em fevereiro de 2023 e deve terminar no meio do ano que vem.
“Já é a quarta vez que é alagada. Já pedi pra Cedae para não trazer lama, e sim água. Toda vez que chove eu preciso ficar aqui para conter, sacos de areia, para não entrar na minha casa. Tô há 3 horas debaixo de chuva”, reclamou um morador.
“Toda lama vem da obra. Sempre choveu, janeiro e fevereiro. Eles tiraram a vegetação, tá tudo careca e tá descendo água com pressão e lama”, afirmou.
Moradores dizem que obra da Cedae causou alagamentos em Nova Iguaçu
Reprodução TV Globo
Cedae culpa a chuva
Segundo a Cedae, desde o início da tarde, por conta das chuvas, a falta de energia elétrica interrompeu a operação da Estação de Tratamento de Água Japeri. A operação das represas Mantiqueira, Rio D’ouro, São Pedro, Tinguá e Xerém, que compõem o Sistema Acari, também está paralisada.
De acordo com a Cedae, essa é uma medida emergencial para controlar a qualidade da água captada.
A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Nova Iguaçu informou que registrou sete ocorrências provocadas pelas fortes chuvas na cidade e que, até o momento, não há desalojados ou feridos.
Moradores apontam rompimento que teria causado enchente
Reprodução TV Globo
A Cedae informou também que uma equipe técnica esteve no local nesta quinta e verificou que não se trata de vazamento. Segundo eles, a água que escorre pela encosta é decorrente da chuva e que se acumula nas ruas por conta da drenagem insuficiente do bairro.
A Cedae alegou também que a imagem na encosta que parece um vazamento é uma tubulação provisória que desvia a água da chuva do acesso às obras do Reservatório Novo Marapicu e que a tubulação definitiva vai ser instalada durante a obra.
A empresa informou que mesmo não sendo responsabilidade da Cedae, a companhia tem feito a constante limpeza das tubulações de águas pluviais em razão da obra do reservatório.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.