Coreógrafo da Comissão de frente da Viradouro rebate pedido punição e diz que tem ‘ponto sobrando’


Rodrigo Negri disse que em nenhum momento do desfile a comissão se apresentou com todos em cena. Ele antecipou que pretende renovar com a Viradouro pra 2025. Viradouro testa ‘cobra’ da comissão de frente antes de entrar na Sapucaí
As horas que antecederam a abertura das notas do Grupo Especial do carnaval 2024 foram de muita tensão pra Viradouro. Isso porquê, outras quatro escolas entraram com um pedido de punição contra a vermelho e branca de Niterói.
As rivais da Viradouro argumentaram que a comissão de frente da escola desfilou com mais de 15 integrantes no setor e cobraram uma punição de 0,5 ponto.
A diferença de pontos da Viradouro para a Imperatriz, segunda colocada, é maior do que a punição máxima por conta da suposta falha na comissão de frente. Essa situação rendeu mais uma resposta do coreógrafo para as rivais.
“Se eles entrarem com recurso, são cinco décimos, mas a gente ainda tem dois sobrando pra garantir nosso lugar”, respondeu Rodrigo.
Cobra deslizou pela Sapucaí na comissão de frente da Viradouro
Antonio Scorza/Riotur
Ao g1, o coreógrafo Rodrigo Negri negou que tivesse descumprido o regulamento. Segundo ele, a escola veio com mais de 15 integrantes, mas que em nenhum momento do desfile a comissão se apresentou com todos em cena.
“Na verdade esse tipo de coisa já foi feito antes na avenida. A gente só repetiu uma coisa que já tinha sido feita. Nunca foi problema. E eu acho que carnaval se resolve na avenida. A gente mostrou porque merecia ser campeão”, disse o coreógrafo.
“A gente fica triste porque é uma situação que já havia acontecido antes. E não teve ninguém aparente. Eles estavam mimetizados. Enfim, foi uma surpresa, mas que bom que isso passou”, completou Negri.
Junto com a parceira Priscilla Mota, a dupla de coreógrafos que hoje está a frente da Viradouro já levantou cinco títulos no carnaval carioca. Para Rodrigo o troféu desse ano tem um valor especial, principalmente após a perda do título em 2023 por um décimo.
Rodrigo Negri também afirmou que pretende ficar na Viradouro no Carnaval de 2025.
A gente espera né (sobre continuar na Viradouro). Mas agora a gente só quer férias, descansar um pouquinho, até porque foi um ano muito duro depois do vice campeonato por um décimo. Ficou engasgado. E por isso a gente veio buscar esse campeonato. E deu certo. Agora é descansar e depois voltar a pensar em 2025″, comentou.
Entenda a polêmica
Horas antes da apuração, representantes da Grande Rio, Imperatriz Leopoldinense, Mocidade e Beija-Flor enviaram à Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) um ofício em que pediam punição à Viradouro por entenderem que houve uma irregularidade na comissão de frente.
As 4 escolas argumentaram que a Viradouro desfilou com mais de 15 integrantes no setor, cuja punição seria de 0,5 ponto.
O recurso, se aceito, não vai tirar o título de Niterói, pois a diferença para a vice hoje é de 0,7 ponto. Mesmo perdendo esses décimos, o placar ficaria 269,5 a 269,3 para o Barreto.
Nos últimos anos, praticamente todas as agremiações incrementaram o setor, que passou a ter um tripé ou um elemento cênico — uma espécie de carro alegórico com menores dimensões — que ajuda a contar a história, quase sempre com muitos efeitos especiais.
A comissão de frente tem 3 minutos de performance, geralmente casada com uma passagem do samba-enredo. A fim de agilizar essa apresentação, parte do elenco fica escondida dentro do tripé, que acaba servindo de coxia.
A escola pode levar quantos integrantes quiser para a comissão de frente, desde que apenas 15 estejam à mostra.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.