Operação Verão no litoral de SP tem mais 600 presos e 21 mortos, diz secretário de Segurança

operacao-verao-no-litoral-de-sp-tem-mais-600-presos-e-21-mortos,-diz-secretario-de-seguranca


Kaique Coutinho do Nascimento, apontado como o assassino do soldado da Rota Samuel Wesley Cosmo, foi preso em Minas Gerais na tarde desta quarta-feira (14). ‘Japa do Crime’ (à dir.) foi uma das presas durante a Operação Verão no litoral de SP
@guilhermederrite e Divulgação/Polícia Civil
O secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, divulgou um balanço de prisões, apreensões e mortes decorrentes da Operação Verão na Baixada Santista. Desde a primeira fase, iniciada em dezembro do ano passado, as forças de segurança já prenderam 604 suspeitos, apreenderam 113,2 quilos de drogas e 68 armas ilegais. Até o momento 21 pessoas foram mortas.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Além desses, no final da tarde desta quarta-feira (14), o homem apontado como assassino do PM Samuel Cosmo foi capturado, mas em Uberlândia (MG).
De acordo com Derrite, a Operação Verão se encontra na terceira fase. Em vídeo no Instagram, Derrite recordou prisões relevantes e mortes decorrentes de confrontos entre suspeitos e policiais nos primeiros meses de 2024 (veja abaixo).
Initial plugin text
Prisões e confrontos
Uma das presas citadas pelo secretário é Karen de Moura Tanaka Moris, também conhecida como ‘Japa do crime’, suspeita de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas na Baixada Santista, para a principal facção criminosa do estado. Ela era viúva de Wagner Ferreira da Silva, o ‘Cabelo Duro’, um dos chefes da organização executado a tiros em 2018.
Derrite ainda recordou a prisão de um homem conhecido como ‘Nego Boy’, apontado como chefe do tráfico na comunidade onde o PM da Rota Samuel Wesley Cosmo foi baleado em Santos. O g1 apurou que Caio Vinicius de Almeida mantinha conversas no celular com outros suspeitos sobre o crime.
“Agora, na terceira fase da operação, infelizmente vários confrontos aconteceram, entre eles um indivíduo apontado como uma das maiores lideranças do crime organizado aqui na Baixada foi neutralizado pelas tropas que estão combatendo o crime organizado”, afirmou Derrite.
Morte no bairro Saboó
Um homem, de 33 anos, morreu após ser baleado por policiais militares durante confronto no Saboó, em Santos, na manhã desta quarta-feira. Com essa ocorrência, chegou a 21 o número de suspeitos mortos desde o reforço no policiamento da Baixada Santista pela Operação Verão.
Segundo Derrite, a operação contou com um atirador designado, ferramenta operacional das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota). O responsável disparou a cerca de 60 metros de distância do suspeito.
De acordo com a SSP, policiais militares estavam em diligências em uma região de tráfico de drogas quando foram surpreendidos com disparos na Rua da Colina.
Suspeitos mortos
Até o momento, 21 suspeitos foram mortos desde o reforço no policiamento da Baixada Santista pela Operação Verão. As mortes começaram após o reforço do policiamento com o assassinato do PM das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), Samuel Wesley Cosmo.
Em nota, a SSP afirmou que todos os casos são rigorosamente investigados pela 3ª Delegacia de Homicídios da Deic de Santos, com o acompanhamento do Ministério Público e do Poder Judiciário.
Segundo a SSP em uma semana, desde que foi desencadeada a 3ª Fase da Operação Verão, 604 pessoas foram detidas, sendo 217 procurados, além de 113,2 quilos de drogas apreendidas; 58 veículos recuperados e 68 armas ilegais apreendidas.
‘Chip’ é preso em MG
Vídeo mostra o PM da Rota sendo baleado no rosto em viela no litoral de SP
A Polícia Militar prendeu, nesta quarta-feira, o suspeito de matar o PM da Rota Samuel Wesley Cosmo. Kaique Coutinho do Nascimento, de apelido ‘Chip’, foi detido em Uberlândia, em Minas Gerais. O crime aconteceu em Santos, no litoral de São Paulo.
O policial foi baleado durante patrulhamento na Praça José Lamacchia, no bairro Bom Retiro, no último dia 2 de fevereiro. Ele chegou a ser levado para a Santa Casa de Santos, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
O g1 apurou junto à Polícia Militar que ‘Chip’ foi preso no Bairro Gavea. A informação foi confirmada pelo secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, por meio das redes sociais.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.