‘Fraternidade e amizade social’ é o tema da Campanha da Fraternidade em 2024

A amizade social, pregada pela CNBB, é entendida como aquela amizade mais aberta, que pense no coletivo, sem divisão de grupos ou comportamentos extremistas. ‘Fraternidade e amizade social’ é o tema da Campanha da Fraternidade em 2024
Jornal Nacional/Reprodução
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil lançou nesta quarta-feira (14) a Campanha da Fraternidade. O tema deste ano é fraternidade e amizade social.
O secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, abriu com uma missa em Brasília a Campanha da Fraternidade, que em 2024 faz o convite para que as pessoas reflitam sobre a importância do diálogo, de se evitar comportamentos que gerem intolerância e hostilidade.
“A polarização trouxe muitas divisões, inclusive familiares. É tempo de voltarmos e termos a consciência que isso não leva a nada, a não ser a divisão dentro das nossas famílias, nas nossas comunidades. É tempo de buscar a paz, o diálogo, a concórdia”, afirma Dom Ricardo Hoepers.
O Papa Francisco enviou uma mensagem pedindo atenção especial aos mais fragilizados e necessitados. Ele reforçou que é preciso superar as divisões, indiferenças, ódio e violência.
O tema da campanha foi repercutido nas igrejas católicas. As missas aconteceram desde cedo em várias partes do Brasil. A amizade social, pregada pela CNBB, é entendida como aquela amizade mais aberta, que pense no coletivo, sem divisão de grupos ou comportamentos extremistas.
“É muito mais do que um coraçãozinho de rede social, um sentimento. É um compromisso ético com a vida e com a construção do respeito entre os povos e as pessoas”, diz o pároco Marcelo Silva.
A Campanha da Fraternidade, que completa 70 anos, acontece toda quaresma – época de reflexão para os católicos. A vendedora Daniele Moura saiu com o coração mais leve da missa desta quarta-feira (14).
“Que a gente se fortaleça e abra o nosso coração e chame as pessoas e trate com verdade as relações humanas”, diz.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.