Pizza de pudim, de whey e de bolo de cenoura viram carro-chefe em pizzarias do Paraná: ‘Sempre inovando’, diz proprietário

Cliente que provou uma das novidades acredita ‘invencionices’ fazem parte da cultura brasileira. g1 foi até os estabelecimentos conhecer as criações. Pizza de pudim
Reprodução/RPC
A pizza surgiu com os egípcios, foi incorporada por diversos povos, e se popularizou com os italianos, que acrescentaram às variações de sabores o molho de tomate e o queijo muçarela como base.
Mas foi no Paraná que, em 2023, o prato ganhou sabores inusitados como: pudim, bolo de cenoura, tilápia e até mesmo whey.
O g1 foi até as pizzarias inovadoras conferir as novidades e saber qual tem sido a reação dos clientes. Leia sobre cada uma delas a seguir.
Pizza de pudim
A Trip Pizza Express, em Curitiba, apostou na criação de novos sabores de pizzas doces. No estabelecimento o cliente encontra pizza de bolo de cenoura, de brownie e a atual “carro-chefe” pizza de pudim.
Conforme o proprietário Thulhio Ricardo Maciel Lima, a de pudim, considerada uma das mais inusitadas, surgiu após pedidos de clientes.
Inicialmente o sabor foi incluído apenas no cardápio especial servido temporariamente para o Dia das Mães. Mas o sucesso foi tanto que a pizza de pudim agora faz parte do cardápio fixo.
Hoje, de acordo com o estabelecimento, a cada 7 pedidos, 10 têm pizza de pudim. A novidade virou um dos principais atrativos do negócio.
“A gente está sempre inovando. É feito todo um estudo por trás disso. A gente tenta achar o que o público gosta, ‘sair um pouco da caixinha’. Tem sido bem legal”, relata o proprietário.
Pizza de pudim
Reprodução/RPC
‘Expressão brasileira’
O escritor Nikolas Woellner experimentou a pizza de pudim e aprovou a iguaria. Para ele, a habilidade de criar novos sabores faz parte do “jeitinho brasileiro”.
“Achei uma proposta bem interessante. Tem até um aspecto cultural bem interessante. Acho que é uma marca da cultura brasileira contemporânea essa invencionice. Acho que só no Brasil seria colocado um pudim em cima de uma pizza. Fora isso, está aprovada em aspectos de sabor, muito boa”, afirma.
Pizza de whey
Parte dos ingredientes utilizados para a produção da pizza proteica
Reprodução/RPC
Também na capital paranaense, a Pizzaria Bodybuilder nasceu focada no público fitness. O estabelecimento faz sabores tradicionais, como calabresa e portuguesa, mas com ingredientes incomuns, entre eles whey protein.
A massa é feita também com ingredientes como cassiolamina, inulina, pré-probióticos, faseolamina, polifenóis, fibra de trigo, psylium, farinha de amêndoas e de feijão branco.
O caminho até chegar à combinação perfeita de ingredientes foi longo. O proprietário da pizzaria, Raí Salgueiro, contou ao g1 que a massa é testada desde 2009. Para criar a receita, ele estudou nutrição, engenharia de alimentos e culinária.
Apesar dos ingredientes inusitados, Raí garante que o produto é tão saboroso quanto uma pizza feita da maneira tradicional.
Aproveitando as inovações, o empresário criou também um “enroladinho de caseína”, que se tornou a sobremesa mais pedida da pizzaria. O cliente pode escolher entre sabores como dois amores e chocolate branco.
A caseína é um dos suplementos mais procurados por pessoas que buscam ganhor massa muscular. Ela é retirada do leite, ajuda na recuperação muscular, e frequentemente é suplementada por atletas.
Enroladinho de caseína
Reprodução/RPC
Entre pizzas e enroladinhos, são cerca de 13 mil unidades vendidas por mês pelo estabelecimento.
Apesar de ter começado com foco no público fitness, hoje a pizzaria atende a públicos diversos, inclusive aqueles com restrições alimentares.
“Hoje, 70% do nosso público são pessoas com o propósito de vida saudável. A gente tem muitos atletas, mas nosso público hoje são pessoas que procuram um alimento gostoso e saudável. Sem açúcar, sem lactose, sem glúten e que tragam bem estar”, afirma.
Pizza de tilápia
Em Munhoz de Mello, no norte do estado, a piscicultora Marilaine Sanches, criou uma pizza de tilápia.
A pizza faz parte de dois livros de receitas criadas à base do peixe e escritos pela própria Marilaine.
“Fica uma delícia. É uma forma diferente de comer pizza, né? A gente pensa pizza: calabresa, bacon… E com filé de tilápia fica super saudável e deliciosa”, diz.
O primeiro livro foi publicado com 28 receitas e o segundo com 62. A iniciativa levou a empresária a ser finalista do prêmio Personalidade da Aquicultura Brasileira.
Aprenda a fazer a pizza de tilápia.
Aprenda a preparar pizza de tilápia
Caminhos do Campo/RPC
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
E
Leia mais notícias no g1 Paraná.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.