Observatório MAIS RN se reúne com UnP para alinhar ações de cooperação técnica

O Observatório da Indústria MAIS RN, núcleo de planejamento estratégico contínuo da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), recebeu nesta sexta-feira (9) representantes da Universidade Potiguar (UnP) para encaminhar ações previstas no acordo de cooperação técnica firmado entre as duas partes.

 

O gerente técnico do Observatório, Pedro Albuquerque, e a administradora Fernanda Lemos, também do MAIS RN, se reuniram com as professoras Rosangela Moreno e Joyce Cavalcanti. Na pauta do encontro, a criação de um projeto de extensão e pesquisa sobre setores industriais do Rio Grande do Norte e a colaboração de um estagiário da UnP nos trabalhos do Observatório.

 

 

“A intenção é que os alunos que participarem do projeto de extensão produzam trabalhos acadêmicos, como artigos e monografias, sobre os diversos setores industriais do estado”, explica Fernanda. “A partir disso vamos articular a apresentação desses trabalhos para os industriais que fazem parte da FIERN”, acrescenta.

 

A expectativa, segundo a administradora do Observatório MAIS RN, é otimizar a prospecção de cenários e a proposição de ações para contribuir com o desenvolvimento de setores de destaque no RN, como a pesca, energias renováveis e a construção civil. “Dentro do Cluster Tecnológico Naval, por exemplo, temos 30 setores envolvidos. Podemos impulsionar a inovação desses setores com o intercâmbio entre os industriais e a Academia”, completa.

 

Quanto à contratação de um estagiário da UnP para auxiliar nos trabalhos do MAIS RN, Fernanda aponta que a vaga deve ser preenchida ainda no segundo semestre de 2023, por um(a) estudante que esteja disposto(a) a aprender e dar suporte em todas as áreas de atuação do Observatório. “Além disso, esperamos tornar o MAIS RN em uma referência para estágio, como um lugar ideal para a integração entre aprendizado e prática”, conclui.

 

MAIS RN e UnP

 

O núcleo de planejamento estratégico contínuo da FIERN possui parceria com a universidade por meio de um acordo de cooperação técnica, firmado ainda em março de 2022. Entre os objetivos do acordo está a construção conjunta de conhecimento no compartilhamento de dados, informações e soluções.

 

Além disso, a parceria implantou uma célula do Observatório na UnP. A partir disso, os estudantes da instituição podem coletar as informações disponibilizadas pelo MAIS RN e aplicar nos projetos que desenvolve.

 

Sobre o Observatório da Indústria MAIS RN

 

Lançado em 2014 como um mapa de oportunidades de negócios, potenciais econômicos e ações prioritárias, em âmbito público e privado, o MAIS RN inicialmente listava uma série de ações e metas para viabilizar, em 20 anos, um novo patamar de crescimento econômico do Rio Grande do Norte, sendo apresentado a gestores públicos.

Em 2020, o programa atingiu nova feição ao lançar a versão digital, o Mais RN 4.0 e, em meio a pandemia de covid-19, lançar mão de recursos e plataformas digitais de Power BI. Foi criado um conjunto de dashboards com dados e indicadores, de diversas fontes — como emprego, desemprego, arrecadação pública, ICMS, PIB per capita do Município, PIB da Indústria, PIB dos Serviços, análise da evolução do emprego, evolução da indústria -, que se correlacionam e podem ser atualizados para dar um panorama geral e sistematizado sobre determinado cenário ou setor da economia.

Em 2023, o núcleo passou a integrar o Rede de Observatórios do Sistema Indústria, coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O espaço é dedicado a construir e articular conhecimento com foco em inteligência competitiva e tem papel de subsidiar as indústrias a analisarem dados para tomada de decisões estratégicas.

The post Observatório MAIS RN se reúne com UnP para alinhar ações de cooperação técnica appeared first on FIERN.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.