Paciente que furtou ambulância em UPA e deixou rastro de destruição em Campinas havia sofrido surto no aeroporto

Homem havia sido medicado e era mantido em observação na unidade. Ele foi preso e encaminhado à 2ª Delegacia Seccional. Paciente de UPA de Campinas que furtou ambulância e causou estragos segue preso
O paciente que furtou uma ambulância na UPA São José e deixou rastro de destruição por Campinas (SP) entre a noite de quarta (7) e madrugada deste quinta-feira (8), com batidas em carros e demolindo muros, havia sofrido um surto no aeroporto. Ele era mantido na observação da unidade sem qualquer contenção mecânica.
A informação foi confirmada por Stenio Pieri, diretor de urgência e emergência da Rede Mário Gatti, responsável pela gestão da unidade. Segundo o profissional, o paciente que deu entrada na UPA após uma “agitação psicomotora” teria respondido bem a medicação, até fugir do local pela porta de emergência.
“Esse paciente passou por um acolhimento, uma classificação de risco pela enfermagem, e foi atendido pelo médico, que medicou ele, e ele foi conduzido a observação. Ele respondeu muito bem a medicação, e não foi preciso fazer uma contenção mecânica. Por volta da meia-noite, esse paciente acabou evadindo nossa observação pela porta da emergência e aí houve o fato que ele adentrou na viatura dos bombeiros”, disse Pieri.
Questionado sobre a vigilância da unidade que teria permitido a fuga do paciente, o diretor informou que as UPAs possuem três postos. “Um na porta da sala da emergência, outro no acesso a sala dos consultórios, e sempre fica um vigilante revezando com esses, fazendo a ronda da unidade”, completou.
Paciente furtou ambulância e deixou rastro de destruição em Campinas (SP)
Reprodução/EPTV
Para o advogado Cássio de Ávila Ribeiro Júnior, como há o envolvimento do poder público no caso, é preciso apurar as responsabilidades, até para que pessoas que sofreram com prejuízo, como os donos dos veículos atingidos e dos comerciantes que tiveram os muros destruídos, possam ser ressarcidos.
“No caso da motorista que furtou a ambulância, o dano que ele causou é relacionado com a conduta dele. Mas quando estamos falando do poder público, essa regra muda um pouquinho. Portanto, precisamos observar se no caso do hospital, da UPA, se houve negligência da parte médica em deixar aquele paciente liberado de forma inadequada. E no caso dos bombeiros que eram responsáveis pela viatura, ambulância, se deixaram ela desguarnecida, sem observação”, disse.
Preso
O homem foi preso em flagrante e vai responder por furto e crime de dano contra o patrimônio público. Ele foi encaminhado à cadeia anexa ao 2º DP de Campinas sem direito à fiança.
Paciente causou estragos na UPA São José, em Campinas, após furtar ambulância
Igor Déchen
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.