Poda de árvores: saiba o momento correto e as condições necessárias

O tamanho da árvore pode ser um recado para a poda. Entretanto, os cupins, fiação elétrica e perigo à população também podem ser indícios para acionar um jardineiro ou paisagista para o trabalho. Poda de árvore deve começar pela observação.
Arquivo Pessoal
Muitas das vezes a poda é utilizada para o controle dos tamanhos das árvores. Entretanto, saber exatamente o momento e as condições necessárias podem facilitar a poda, que também pode ser utilizada para o controle de pragas, manter a saúde e o desenvolvimento da árvore ou apenas como um intuito estético.
Na hora de podar uma árvore, vários fatores devem ser levados em consideração. O g1 conversou com o jardineiro Maiko Corrêa, de 40 anos, que atua no seguimento em Campo Grande há pelo menos cinco anos.
Conhecida por ser a “Cidade das Árvores”, o serviço de poda não falta para Maiko. A grosso modo, o jardineiro afirma que as podas de árvores ornamentais devem ser feitas, pelo menos, a cada três meses.
No caso das árvores grandes, a poda deve ser feita para o controle do tamanho.
Arquivo pessoal
“Um tempo médio para poda das árvores é o de três meses. São várias as considerações que devem ser feitas para podar uma árvore, mas se for para elencar um período, acho que três meses é um bom parâmetro”, detalhou o jardineiro.
Na jardinagem, uma regra é fundamental: a observação. As árvores costumam demostrar sinais para sejam podadas. Seja um galho sego, um tronco oco, o afundamento das raízes ou até mesmo a presença de insetos indesejáveis podem apontar a necessidade da poda.
Árvores ornamentais podem ser podadas apenas para fins estéticos.
Arquivo Pessoal
Maiko explica que a poda correta deve ser feita quando aparecerem as seguintes situações:
Galhos secos;
Risco iminente à fiação elétrica;
Risco à residência onde a árvore está;
Infestação de insetos, como os cupins;
Fins estéticos;
Em caso de árvores frutíferas, a poda pode ser feita para o aumento da produtividade.
A presença de um profissional habilitado para o serviço é imprescindível. Maiko explica que o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são indispensáveis.
“A poda de uma árvore pode ser fatal. A segurança deve ser levada em consideração em primeiro lugar. Além disso, o profissionalismo é um outro ponto. Às vezes a pessoa não sabe quais são os pontos que são de poda, e cortam. Isso coloca a própria árvore em risco”, comenta o jardineiro.
Galhos secos podem ser indicativos para poda.
Arquivo pessoal
Antes de qualquer poda, a observação também deve ser feita pelo profissional. São os jardineiros ou paisagistas que vão identificar a necessidade da árvore, ver se não há insetos e o melhor corte para o ocasião.
“Quando a árvore está perdendo a forma, ela pode entortar e oferecer risco para a casa, calçada e até para população. A poda correta começa pela observação, seja a árvore que for”, detalha o jardineiro.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.