Com um clima intimista e obras de arte brasileiras, a livraria de Caru Cunha, Sílvia Camargo e Nana Cunha é destaque da CASACOR São Paulo

Livraria com Arte: o projeto que marca a estreia das arquitetas Caru Cunha e Sílvia Camargo, em parceria com a artista plástica Nana Cunha, na mostra, configura-se como um convite às descobertas individuais e coletivas no universo literário das artes

Em um persistente cenário de incertezas sobre a vida, a busca pelo equilíbrio é permanente. Dentro da filosofia, há diversos estudos sobre os significados a respeito do corpo, da mente e alma. Há quem os separe, como Platão, ou quem os una, como Aristóteles. Porém, a certeza de que encontrar o balanço entre esses elementos é fundamental. E o exterior pode ser um grande espelho dessa saga, como mostra a 36ª Edição da CASACOR São Paulo, a mais importante exibição de arquitetura das Américas.

Entre as tendências criadas nesse universo, o acolhimento tornou-se cada vez mais presente. A casa ganhou uma roupagem ainda mais íntima, maternal, de permanência e, também, conhecimento. Características essas que transpassaram a moradia, instalaram-se em áreas coletivas e são valorizadas na Livraria Com Arte, desenvolvida pelas profissionais Nana Cunha, Caru Cunha e Sílvia Camargo, para abrigar o acervo da Paisagem Livraria, referência há 40 anos no segmento de livros de arte.

“A inspiração do nosso projeto foi pautada no desejo de instigar a presença dos visitantes como um convite à exploração e descobertas individuais e coletivas, conectando ao corpo e morada, mesclando momentos de contemplação ou de maior interação com outras pessoas explica Caru Cunha.

Logo na entrada do espaço de 70 m², o visitante respira a Amazônia em um clima noturno, um espaço escuro com referências que nos remetem a nossa natureza e uma marcenaria impecável que serve de pano de fundo para apoiar os livros de arte. Desde os nichos simétricos aos trilhos de iluminação independente, que direcionam os pequenos holofotes ao acervo primoroso, em especial de títulos da Taschen, tudo é voltado para evidenciar, com elegância e sobriedade, cada item. “Pesquisamos livrarias no mundo todo para chegar nesta solução surpreendente, que envolve e abraça quem chega, sempre com o foco no nosso cliente”, complementa Sílvia Camargo. “O livro de Sebastião Salgado sobre a Amazônia, best-seller da Paisagem Livraria, nos serviu de inspiração, por isso surge o tapete Vitória-Régia verde, com sua flor branca, e a poltrona Pirarucu (símbolo da bacia amazônica) assinada por Sergio Matos”, conclui Sílvia.

Em cada canto da livraria, que conta com o painel ripado em MDF absoluto (Duratex) ao fundo, as surpresas são feitas com o uso de peças cheias de histórias, como os quadros e o livro do designer italiano Gio Ponti. Sobre a coluna de CorStone (Weiku), superfície de vidro de alta resistente, o toy art Unny, dos Artistas Rafa Pippa e Lucas Bueno | Foto: Carolina Mossin

A parceria artística-arquitetônica foi, ainda, complementada pelo olhar apurado da artista plástica Nana Cunha. Dois faustuosos painéis, diretamente de seu ateliê na cidade mineira de Uberaba, foram expostos em destaque e margeiam o projeto. Com a predominância do preto fosco, presente em todo painel que reveste as paredes, as duas obras expõem o olhar harmônico e a expressão de sua arte. “Produzidas especialmente para a mostra, as pinturas das telas refletem o tema desta edição da CASACOR, Corpo & Morada, trazem a floresta, as matas e a importância da sustentabilidade. São peças claras em contraponto às nuances escuras da nossa livraria”, resume Nana.

Materiais com tons fechados e uma iluminação bem pontual deixa a livraria com uma atmosfera intimista. Sobre o painel ripado de madeira, a pintura em técnica mista sobre tela de Nana Cunha, batizada de Floresta, se destaca no ambiente que ela assina em parceria com Caru Cunha e Sílvia Camargo | Foto: Carolina Mossin

De MDF com o lançamento na cor Moss, as estantes dispostas nas duas faces da livraria exercem um contraponto à atmosfera frugal proposta ao projeto. A tonalidade mais clara foi pensada como uma forma de garantir evidência ao que é apresentado aos visitantes, sem gerar conflito. O intuito é causar quase uma simbiose entre arquitetura, arte e observador através da explosão colorida dos itens. No acervo, edições como a moda destemida de Tom Ford e as obras do italiano Caravaggio dividem os olhares com a enigmática ‘Moça com brinco de pérola’, de Vermeer. “Buscamos destacar os livros, objetos e integrar o visitante neste meio. A ideia é que o ambiente abrace o público e não ‘brigue’ com ele. Para além do comércio, a área é destinada à descoberta, ao contentamento enquanto há aprendizagem”, detalha Caru.

Na disposição central, a voluptuosa mesa interrompe a circulação e sustenta livros icônicos selecionados para aguçar a curiosidade daqueles que estão em busca da arte como fonte de informação. Entre as publicações, obras do renomado arquiteto e designer milanês Gio Ponti seguem acompanhadas pela belíssima edição, em capa dura, da editora alemã Taschen, em homenagem ao legado do estilista italiano Emilio Pucci.

Atrás, duas mesas retangulares são ladeadas por blocos de marcenaria e criam uma disposição dos livros, que preenchem os olhos e o coração. Detalhes estes vistos em St. Tropez Soleil, coletânea de fotografias divulgadas pela deslumbrante editora americana Assouline.

Neste caminho do conhecimento, momentos de conforto. Em um cantinho próximo à entrada, a poltrona Pirarucu, de Sergio Matos, se destaca pela excentricidade do encosto em linhas transversais inspirado na espinha dorsal do peixe – um verdadeiro abraço para quem decide sentar-se para conferir um livro. A homenagem ao território brasileiro continua com o majestoso tapete, desenho de Sílvia Camargo, em formato de vitória régia, sobre o qual foi posicionado também o banco Ianomami, de Sergio Matos, feito artesanalmente com um trançado de corda. À frente, a inquietude e a brasilidade da Amazônia, clicadas pelo olhar primoroso do incrível Sebastião Salgado, ficam expostas em enormes páginas localizadas com destaque em um púlpito desenhado pelo arquiteto italiano Renzo Piano.

O poder do paisagismo também surge em uma disposição de vasos e espécies que adornam o fundo da livraria. O trabalho envolveu a parede curva no pequeno jardim que circunda o pufe azul ali posicionado, uma peça que recebeu menção honrosa do Museu da Casa Brasileira, assinado por Betina Lafer, elaborando uma nova área de relaxamento iluminada pelo pendente de metacrilato, tecnopolímero, alumínio de Ross Lovegrove para a Artemide. Ao observar os detalhes da peça, o visitante se surpreende com a proposital ausência de teto do ambiente, fazendo alusão ao local onde fica o teto de um grande patrimônio nosso, no projeto original e, por meio de uma coincidência espetacular da arquitetura é possível conferir a estrutura da laje do Conjunto Nacional, onde acontece a mostra da CASACOR 2023 até o mês de agosto.

Com uma suave inspiração na Amazônia, a Livraria com Arte, de Sílvia Camargo, Caru Cunha e Nana Cunha, exalta os nomes nacionais, como os de Sergio Matos, autor da poltrona Pirarucu e do banco Ianomami e o tapete sustentável assinado por Sílvia Camargo em parceria com a By Kamy. A dupla de fotos que retratam o Rio de Janeiro e a Bahia, pertence à Série Paisagens do Brasil, de Nana Cunha | Foto: Carolina Mossin

CASACOR SÃO PAULO 2023

30 de maio a 06 de agosto de 2023

Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073.

Horário de Funcionamento: Terça a Sábado das 12h às 22h; Domingos e Feriados das 11h às 21h

https://casacor.abril.com.br/mostras/sao-paulo/

Sobre Caru Cunha

Formada em arquitetura e urbanismo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP – Bauru), Caru Cunha atua na área desde 2001. Ao longo de sua trajetória, trabalhou em diversas áreas da profissão, como em projetos de edifícios residenciais, corporativos, residência e interiores. Mãe, esposa e profissional, Caru adquire, em cada aspecto de sua vida, experiências que agregam conhecimentos importantes no que diz respeito ao trabalho, observando o ser humano e concebendo espaços inesquecíveis para cada indivíduo. Participando de cada decisão do planejamento, procura atender às expectativas daqueles que depositam nela a confiança em tirar o sonho do papel.

Instagram: @carucunha_arquitetura

Sobre Sílvia Camargo

Sílvia Camargo é esposa, mãe, arquiteta e gestora em arte. Formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pela Universidade da Costa Rica, ao longo de sua trajetória sempre teve a comunicação e o relacionamento como fortalezas somadas ao trabalho estético e técnico. Para ela, é fundamental entender o cliente como forma de beneficiar o resultado do projeto, pois enxerga a profissão como um meio no qual impacta diretamente a vida das pessoas. Seu bem-estar encontra-se na produtividade e no aconchego de viver ou trabalhar em espaços de memória, mobilidade e sustentabilidade.

Instagram: @silviacamargo.arq

Sobre Nana Cunha

Ana Luisa J. Samora Rodrigues da Cunha, a Nana, nasceu em Uberaba, Minas Gerais. Sua história com as artes começou ainda na infância, entre brincar e criar com aquarelas. Mais tarde, fez diversos cursos de desenho, pintura e escultura. Foi aluna, durante quatro anos, de Dante Dado de Giacomi, cujo espírito poético na arte escultórica permanece como uma de suas fontes de inspiração. Hoje, dedica-se intensamente à pintura e trabalha em seu atelier, onde desenvolve estudos usando diversos materiais para criar suas obras e instalações nas quais entrega uma arte espontânea, guiada pela necessidade de vivenciar o processo de pintar.

Instagram: @nanacunha.arte

Autora:

Flávia Ávila

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