Reservas hídricas do RN têm maior nível de água acumulada para o mês de maio em 11 anos, diz Igarn

Com 63% da capacidade total dos mananciais no estado, situação é a melhor desde maio de 2012, segundo instituto. Período marca conclusão da quadra chuvosa no interior do RN. Barragem de Umari, localizada em Upanema
Raiane Miranda
As reservas hídricas do Rio Grande do Norte atingiram o maior volume acumulado de água para o mês de maio dos últimos 11 anos. O dado está no relatório mais recente, divulgado nesta quarta-feira (31), do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn).
O fim do mês de maio marca também a conclusão do que é considerado como quadra chuvosa do interior do Rio Grande do Norte e, por isso, é considerado um período importante de avaliação.
Segundo o Igarn, os mananciais do estado fecharam o mês de maio com 63% da capacidade total, acumulando cerca de 2,8 bilhões de metros cúbicos. Essa é a maior porcentagem desde maio de 2012.
LEIA TAMBÉM
Barragem de Pau dos Ferros sangra após 14 anos: ‘Vi ela seca, sem um pingo d’água, e a gente pedia isso a Deus’
Nesse mesmo período em 2022, por exemplo, as reservas hídricas tinham 51% de água acumulada.
A melhora nos níveis também é refletida na barragem Armando Ribeiro, o maior manancial do estado, que fechou o mês com 68% da capacidade total. Esse é o maior volume da barragem também desde 2012. Segundo maior manancial do RN, a barragem Santa Cruz do Apodi também está com 68% da capacidade total.
Já o terceiro maior reservatório do RN, a barragem de Umari, em Upanema, tem 97% da capacidade total. Em abril deste ano, a barragem voltou a sangrar após 14 anos.
Também depois de 14 anos, a barragem de Pau dos Ferros voltou a sangrar neste mês de maio. Atualmente, segundo o relatório do Igarn, ela continua com 100% da capacidade.
Barragem de Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar, volta a sangrar após 14 anos
Outros mananciais que permanecem com sua capacidade máxima armazenada são:
Açude público de Riacho da Cruz;
Flechas, localizado em José da Penha;
Açude público de Encanto.
Além da barragem de Umari, há outros mananciais que sangraram neste ano e que permanecem com mais de 90% da sua capacidade:
Mendubim, em Assu, com 99,11%;
Rodeador, em Umarizal, com 99,30%;
Pataxó, em Ipanguaçu, com 97,87%;
Açude público de Marcelino Vieira, 99,20%;
Santo Antônio de Caraúbas, com 92,51%;
Passagem, em Rodolfo Fernandes, com 97,58%;
Beldroega, em Paraú, com 95,78%;
Morcego, em Campo Grande, com 94,34%;
Açude público de Pilões, 99,83%;
Açude Santa Cruz do Trairi, 92,44%.
Vídeos mais assistidos do g1 RN

Adicionar aos favoritos o Link permanente.