Peão que conquistou título de campeão mundial de rodeio treina há quase 30 anos: ‘Gratificante’

Rafael José de Brito, de 31 anos, foi recebido com festa em Potirendaba (SP), sua cidade natal, na terça-feira (23), após a final da 30ª edição do Professional Bull Riders (PBR), realizada no Texas (EUA). Peão de Potirendaba (SP) é campeão mundial de rodeio
Professional Bull Riders/Divulgação
Não foi à toa que o peão Rafael José de Brito conquistou o título de campeão mundial de rodeio: ele pratica montaria há quase 30 anos, treina muito e já se machucou, mas nunca desistiu do sonho de ganhar o prêmio.
O peão de Potirendaba (SP) participou da 30ª edição do Professional Bull Riders (PBR), no Texas (EUA), onde conquistou a inédita tríplice coroa: Campeão Mundial, Campeão da Final, Rookie of the Year (novato do ano, em tradução livre), além do prêmio de mais de US$ 1,3 milhão na competição internacional, o equivalente a aproximadamente R$ 7,8 milhões.
Rafael José de Brito começou a praticar o esporte na infância (à esquerda) e que conquistou título de campeão mundial de rodeio
Rafael José de Brito/Arquivo pessoal
Ao g1, o peão revelou que treina quase todos os dias porque entende que precisa se preparar para as competições, mas também tem momentos de lazer com as filhas, de 3 e 10 anos.
O esporte é considerado perigoso pelo elevado risco de lesão e Rafael contou que já até quebrou o nariz, mas desde quando começou, aos 4 anos, os pais compreendiam e apoiavam este sonho.
Peão Rafael José de Brito, de Potirendaba (SP), começou a praticar montaria aos 4 anos
Rafael José de Brito/Arquivo pessoal
“Eu já quebrei o nariz duas vezes e o rosto também. Já machuquei bastante, mas não me deixo abalar, estou acostumado. Não tenho medo do esporte, só receio, então não penso nisso na hora”, disse.
“Minha família me motiva muito e é por eles que eu faço o que faço. Eles têm medo, acham perigoso, mas entendem que é o meu sonho.”
Em relação ao torneio internacional, Rafael demonstrou confiança do começo ao fim e mentalizou o momento em que receberia o prêmio.
“Eu tinha o sonho de ganhar e graças a Deus foi realizado. Sempre acreditei em mim, porque já ganhei o primeiro lugar em outras competições. É muito bom e muito gratificante. Não me comparei com os outros competidores.”
Peão de Potirendaba (SP) é campeão mundial de rodeio
Professional Bull Riders/Divulgação
O peão mora nos Estados Unidos há um ano, onde trabalha preparando touros de outros fazendeiros para rodeios.
Questionado sobre voltar ao país, ele afirmou que primeiro quer aproveitar a folga em Potirendaba, onde foi recebido com muita festa. Depois deve viajar novamente e voltar à rotina.
“Eu fui bem recebido lá e penso em voltar a competir. Mas, agora, quero descansar”, disse.
Moradores de Potirendaba (SP) organizaram carreata para receber peão que conquistou título de campeão mundial de rodeio
Gazeta do Interior/Divulgação
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
h

Adicionar aos favoritos o Link permanente.