DER de São Paulo libera 40% de desconto nas multas de trânsito

Medida já vale desde esta segunda-feira (22) e beneficia motorista que reconhecer a infração

ALEXANDRE PELEGI

Para o motorista que abrir mão de entrar com recurso contra infração cometida em rodovias estaduais de São Paulo, a boa novidade é que, desde esta segunda-feira, 22 de maio de 2023, ele passa a ter direito à redução de 40% no valor da multa

A notícia é do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) do Governo de SP, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), que aderiu ao SNE (Sistema de Notificação Eletrônica).

Para ter direito à redução de 40% no valor da multa, o motorista precisa baixar no celular o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. Com isso, ele passa a ter direito ao benefício. A alternativa é fazer a solicitação pelo portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito.

O DER-SP explica que todo o sistema de Gestão de Multas foi adequado para facilitar o acesso dos usuários, o que implicou em investimento de mais de R$ 9 milhões, além de providências em conjunto com a Prodesp (Empresa de Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo) e o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).

O DER terá a vantagem de economizar nos gastos com emissão das notificações, além de evitar despesas com as análises dos recursos.

O SNE não liberou nenhum desconto para embarcador e transportador de cargas, esclarece o DER-SP.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Adicionar aos favoritos o Link permanente.