Governo Federal reconhece situação de emergência em Joinville após vazamento de ácido em rio

Portaria extra foi publicada no Diário Oficial pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Caminhão tomba, pega fogo, interdita serra e produto químico vaza em rio de SC
O governo federal reconheceu a situação de emergência decretada pela prefeitura de Joinville, no Norte de Santa Catarina, após o vazamento de ácido sulfônico no Rio Seco, na segunda-feira (29). A portaria extra foi publicada no Diário Oficial pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
A substância chegou até o rio, que deságua no Rio Cubatão, após um caminhão tombar na Serra da Dona Francisca, na SC-418, durante a manhã. A situação causou a interrupção no abastecimento de água de 75% do município mais populoso do Estado.
Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Caminhão tomba, pega fogo, interdita serra e produto químico vaza em rio de SC
Prefeitura de Joinville/Divulgação
O motorista sofreu ferimentos leves, segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv). O produto que vazou é um químico considerado tóxico e corrosivo. Imagens feitas pela Polícia Militar Ambiental mostram uma espuma branca no rio.
Por conta do desabastecimento de água, mercados registraram tumulto, longas filas e falta de garrafas de água desde o início da tarde de segunda-feira (29).
Com ETA fechada, mercadores registraram muito movimento nesta segunda-feira
Redes sociais/ Reprodução
Mercados têm prateleiras de água vazias após vazamento
O que é a substância que vazou em rio e deixou parte de cidade sem água
Segundo Daniele Legat Albino, gerente do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), o contato direto com o material pode causar desde queimaduras na pele a lesões oculares graves. A substância também é nociva por inalação e ingestão.
Por conta da capacidade de tornar óleos mais solúveis, o ácido sulfônico costuma ser usado para produzir detergentes e produtos de limpeza em geral.
Acidente
O acidente aconteceu no km 16 e fechou a Serra da Dona Francisca por tempo indeterminado. A Polícia Civil informou que abriu um inquérito para apurar as circunstâncias do derramamento.
A Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão foi fechada preventivamente para a captação e um gabinete de crise foi instalado na cidade.
Técnicos da Companhia Águas de Joinville realizam análises constantes para garantir que não há resquícios do produto químico.
Acidente provocou contaminação de águas em Joinville
Arte/G1
Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.