Lula sinaliza horário de reunião com Zelensky neste domingo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a possibilidade de eles se encontrarem neste domingo (21) durante a reunião de cúpula do G7 no Japão.
A reunião bilateral foi solicitada pelo ucraniano, que decidiu comparecer presencialmente à reunião que acontece no território japonês.
Segundo assessores presidenciais, um horário seria oferecido a Zelensky, na noite deste domingo, depois de Lula avaliar a conveniência de ter o encontro com o presidente da Ucrânia, que inicialmente estaria fazendo uma “pressão descabida”, nas palavras de auxiliares do governo brasileiro.
O encontro ainda não foi confirmado oficialmente e vai depender da resposta que será dada por Zelensky. Lula e o presidente da Ucrânia já devem se encontrar durante uma das reuniões do G7 agendadas para este último dia do encontro, que reunirá tanto os países titulares como os convidados para a reunião no Japão.
Lula tem defendido a criação de um clube da paz, reunindo países que não estão envolvidos diretamente no conflito entre Rússia e Ucrânia, para negociar um fim para a guerra. A avaliação de assessores presidenciais é que seria possível pelo menso negociar um cessar fogo entre os dois países.
Depois de algumas escorregadas, quando chegou a dizer que a Ucrânia tinha a mesma responsabilidade pela guerra que a Rússia, o presidente Lula voltou a posição de neutralidade adotada pelo Brasil. O governo brasileiro, desde o início do conflito, condenou na ONU a invasão russa na Ucrânia, mas foi contra a aplicação de sanções contra a Rússia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.